Nova linha de GPU da Intel, conheçam a Iris
[ad#texto]
O calcanhar de Aquiles da Intel sempre foi o baixo desempenho das suas GPU´s, constantemente utilizadas integradas as suas CPU´s ou ainda embarcadas em uma motherboard (se falarmos de uma arquitetura mais antiga).
As a Intel promete mudar isso na próxima geração de seus processadores e o codinome da nova linha de GPU será Iris.
A GPU Iris poderá ter até o triplo de desempenho se comparada com a atual linha, a Intel HD 4000, resta ver se realmente a Intel irá conseguir entregar o que prometeu já que faz muito tempo que esta promessa vem sendo feita e todos sabemos que o know-how da Intel é CPU e não GPU.
Um detalhe interessante é que nem todo processador da linha Core da próxima geração virá com a GPU Iris, alguns modelos de entrada ainda continuarão a utilizar a linha Intel HD com algumas melhorias mas ainda longe do anunciado desempenho da linha Iris.
Os equipamentos que possuírem a GPU Iris serão identificados, provavelmente por adesivos como vemos nos notebooks, e tudo indica que o marketing da Intel irá tentar montar uma referência da marca Iris, como a AMD fez com a Radeon e a nVidia com a GeForce.
Mesmo que a linha de GPU´s Iris não entregue toda a performance anunciada pela Intel, ela pelo menos servirá para adicionar mais um ingrediente a briga de GPU´s, hoje um mercado dominado pela AMD e nVidia.