Nokia decreta morte do Symbian
[ad#texto]
A Nokia anunciou o fim do Symbian, um sistema operacional para celulares lançado em 1998 e que dominou o mercado por 10 anos, mas infelizmente demorou muito a reagir com a chegada do iOS e Android e o novo conceito de smartphones e tablets, talvez este tenha sido o pior erro da Nokia.
O Nokia 808 PureView lançado em março de 2012 foi o último gadget lançado com o Symbian, embora a Nokia não tenha deixado claro se vai apenas vender o estoque de aparelhos com Symbian ou se vai continuar produzindo sem lançar novos gadgets, este é de fato um ponto final no Symbian.
O golpe de misericórdia na Symbian foi que as suas vendas em 2012 foram a metade das vendas da linha Lumia, que ostenta o Windows 7.x e 8, diga-se de passagem pela primeira vez.
A partir de agora a Nokia irá se concentrar na linha Lumia para atingir os mercados de middle-end e high-end, todos com Windows Phone e a linha Asha para low-end com o sistema operacional S40 que apesar de parecer não é nenhuma versão do Symbian.
Agora, com o desenvolvimento do Symbian terceirizado a promessa é que ele receba atualizações até 2016, o que parece que será bem difícil de acontecer.