Mega quase em operação
[ad#texto]
Lembram-se de Kim Dotcom, o dono do Megauload que foi fechado por autoridades? Então, sua nova criação, o Mega, serviço similar ao Megaupload só que com camadas de criptografia que tem a nobre finalidade de dificultar o rastreamento das autoridades e isentar o Mega de futuros processos, pois nem mesmo o Mega saberá o conteúdo dos arquivos enviados por seus usuários.
Falando da criptografia, o Mega usará uma chave RSA de 2048 bits, que agregados da posição do mouse e teclas pressionadas irão gerar a chave de criptografia de forma aleatória, impedindo tanto o Mega quanto as autoridades de rastrearem o conteúdo dos arquivos.
Dentre as outras novidades estão um gerenciador de arquivos, em partes bem semelhante ao gerenciador do Dropbox com dois detalhes, existem alguns ícones de Contatos e Caixa de mensagens, provavelmente para facilitar o compartilhamento da chave de criptografia dos arquivos.
Mais um detalhe é que agora o serviço Mega será distribuído em vários servidores por todo o globo, o que garante, em teoria, maior velocidade e impede que o serviço seja totalmente removido do ar, pois com os servidores espalhados um poderia suportar o tráfego de algum servidor removido do ar pelas autoridades.
O serviço Mega tem previsão de lançamento para 20 de janeiro de 2013 (quase aí) e será lançado sob o domínio mega.co.nz, já que a ideia original de lança-lo sob o domínio me.ga causou problemas com o governo do Gabão.
Nenhuma autoridade se manifestou publicamente sobre o lançamento do Mega nem fez alertas a Kim Dotcom sobre a reincidência.