Malware no Android nunca mais
O Google resolveu acabar de vez com os problemas de malware no Android e eleva o nível de segurança do seu sistema mobile.
[ad#texto]
O Google realmente declarou guerra aos malwares no Android, tanto que como todos já sabem ao instalar um app um sistema semelhante a um antivírus verificava se o app em questão era um risco em potencial para o usuário emitindo um alerta, porém caso o app malicioso não fosse detectado neste momento o sistema de detecção de ameaças não iria mais proteger o usuário.
Porém uma atualização que será disponibilizada automaticamente via Google Services irá fazer com que esse sistema de detecção de ameaças passe a ser executado de forma periódica e caso alguma ameaça seja detectada uma mensagem será exibida para o usuário, embora o Google afirme que casos assim serão raros de ocorrer.
Esta atualização estará disponível a partir do Android 2.3 e irá elevar o nível de segurança em plataformas mobile baseadas no Android, algo bem-vindo já que cresce o número de transações sensíveis (financeiras, etc).
Dados disponibilizados pelo Google revelam que no ano passado foram realizadas mais de 4 bilhões de verificações, um número sem dúvida expressivo.
Porém esta notícia não significa que medidas básicas de segurança e bom senso e nem dispensa o uso de um antivírus pois já passei por situações onde a detecção automática permitiu o uso do app e somente depois de instalado e ativado o app passou a tentar realizar requisições na internet para efetuar o download de outros apps de origem mais que duvidosa.
Outro detalhe é que esta verificação não habilita a instalação irrestrita de apps de fora do Google Play.
E antes que alguém questione este novo processo executando em background aumentou o uso energético e consequentemente a bateria irá descarregar mais rapidamente.