MacOS tem perda de dados com bug do APFS
Em maré de má sorte a Apple enfrenta problemas, agora o MacOS tem perda de dados com bug do APFS e preocupa usuários da plataforma. Veja os detalhes.
[ad#texto]
Novamente a Apple enfrenta problemas, agora o MacOS tem perda de dados com bug do APFS e o problema é tão grave que existe risco real de dados serem perdidos.
Para quem ainda não se ambientou o APFS é o novo sistema de arquivos da Apple e foi liberado junto com a atualização do MacOS High Sierra.
O problema contudo é esparso, porém perigoso.
O principal perigo é a perda de dados que poderão ser corrompidos no seu arquivamento e a partir daí pouco resta a ser feito.
Vale lembrar que todos os computadores que atualizaram para o High Sierra e que possuem disco SSD foram automaticamente convertidos para passarem a utilizar o sistema de arquivos APFS.
MacOS tem perda de dados com bug do APFS: o problema
O problema somente atinge partições do tipo sparse disk images o que limita o seu raio de atuação, pois este tipo de partição é geralmente utilizada por backups e coisas do tipo.
A princípio a partição principal do sistema está preservada.
A falha acontece porque as imagens de disco esparsas (sparse disk images) do APFS (que são arquivos dentro de outra partição no APFS) ficam com valores desatualizados de espaço disponível e em algumas vezes maior do que o espaço realmente livre no HD.
Abaixo veja uma lista de ações para disparar este tipo de erro:
- Um usuário cria uma imagem de disco esparsa de 50 GB formatada em APFS e que armazena seus dados em um compartilhamento de rede de 50 GB;
- O usuário copia dados para o compartilhamento de rede, utilizando aproximadamente 40 GB de espaço;
- O arquivo de imagem de disco APFS não é atualizado e continua mostrando 50 GB de espaço livre;
- O usuário tenta copiar um arquivo de aproximadamente 20 GB para a imagem de disco;
- A operação de cópia ocorre como planejado.
- O usuário continua podendo acessar e abrir o arquivo depois da operação de cópia, e o checksum é idêntico ao arquivo original;
- O usuário reinicia o computador;
- O arquivo copiado se torna corrompido, já que 10 GB de dados desaparecem.
[ad#texto]
MacOS tem perda de dados com bug do APFS: parece chinês
Quem viveu os anos 2000 se lembro dos antigos pendrives chineses (na época que um pendrive de 64 MB era muito caro) falsificados informavam um tamanho maior do que realmente comportaria.
Quando um arquivo muito grande era copiado o mesmo seria corrompido, pelo mesmo princípio.
Vamos aguardar a correção por parte da Apple.