Macetes do Google: como obter um melhor resultado para suas buscas
Vamos mostrar vários macetes do Google para você otimizar ainda mais as suas buscas e melhorar o seu resultado, economizando seu tempo.
Diariamente utilizamos o Google para os mais diversos tipos de buscas (e dúvidas), mas para otimizar os resultados obtidos vamos mostrar macetes do Google.
Isso é importante pois além da grande quantidade de resultados que podemos receber quanto mais refinarmos nossa busca mais assertivos serão os resultados apresentados.
Lembrando que as dicas mostradas podem ser utilizados tanto na versão desktop quanto mobile do buscador.
Macetes do Google: como obter um melhor resultado para suas buscas
A seguir vamos mostrar várias dicas para otimizar suas buscas no Google, e porque não em outros motores de busca, vale a pena experimentar.
Busque também em inglês
Mesmo que seu inglês não seja perfeito, vale a pena tentar pesquisar em inglês no Google.
Isso ocorre porque o motor de busca leva em consideração a linguagem utilizada na busca para retornar resultados.
Em alguns casos existem matérias e conteúdo mais interessante e relevante em inglês e com isso o seu retorno da busca é mais assertivo.
Use aspas
Ao pesquisar por um termo que contenha várias palavras o seu retorno será fatalmente formado por qualquer ocorrência das palavras do termo, inclusive fora de ordem.
Isso pode poluir demais os resultados.
Uma dica é pesquisar entre aspas, isso fará com que o Google pesquise pelo termo exato.
É possível pesquisar por um termo entre aspas e por termos sem aspas simultaneamente para refinar ainda mais o resultado.
Exclua termos específicos da sua busca
Em determinados casos pode ser necessário excluir um termo relacionado nos seus termos de pesquisa, principalmente se este termo for corriqueiro para sua busca, mas que você não deseje que o seu retorno contenha ele.
Para excluir um determinado termo basta colocar um sinal de menos na frente do seu termo, assim o Google irá priorizar todos os outros termos, menos o que você sinalizou.
Pesquise em apenas um site
Pode ser que você precise efetuar uma pesquisa apenas em um determinado site, assim para evitar que os resultados abranjam toda a internet basta adicionar o termo site: na frente do seu termo de busca.
Assim o buscador do Google será instruido a pesquisar o seu termo de busca somente dentro do site indicado.
Pesquisar por tipo de arquivo
É possível instruir ao buscador do Google a efetuar a sua pesquisa somente dentro de arquivos de um determinado tipo.
Para isso basta adicionar o termo filetype: + [tipo do arquivo] ao final da sua busca.
Simples e direto.
Exiba o cache
Se um site estiver fora do ar é possível instruir o Google a pesquisar no cache gerado por este site quando ele estava operacional.
É bem simples, basta buscar desta forma: cache: + [endereço do site], assim o buscar irá exibir os resultados contidos em cache.
Busca com termos dinâmicos
Em vários casos precisamos buscar no Google por termos dinâmicos, ou seja, sem relevância para a busca em si, mas que se informados irão poluir ou diminuir a qualidade da busca.
Por exemplo, suponha que você queira buscar pelo seguinte termo de busca:
O que acontece se bater o carro a 50km na parede
Porém a velocidade informada na busca é pouco relevante e somente irá poluir o seu resultado, para isso, basta adicionar asterisco.
Fica desta forma:
O que acontece se bater o carro a * na parede
Isso irá instruir ao Google para pesquisar por todo o termo ignorando a informação da velocidade.