Lei que promete “regularizar” blogs assusta o Brasil

[ad#texto]
Percorrendo a Internet me deparei com uma notícia que me assustou um bocado: Projeto de lei quer regularizar os blogs brasileiros.

Esse projeto de lei versa que todos os comentários deverão ser moderados pelos donos de blogs e que comentários anônimos serão de responsabilidade do dono do blog. E ainda os donos de blogs deverão fazer um cadastro do Registro.BR informando CPF e RG.

O autor do projeto de lei deputado federal Gerson Peres (PP-PA) argumenta que tal medida é para impedir (ou pelo menos evitar) que calúnias e difamações trafeguem pelos blogs.

Ao meu ver (e de pelo menos 99% da Internet brasileira) é que pessoas como o nobre deputado que pelo visto não conhecem nada sobre a Internet deviam, antes de promulgarem tais projetos, consultar profissionais da área, especializados, para que os projetos tivessem o mínimo de coerência.

Um projeto como este, mascara uma dura realidade que começou a aflorar na era Lula: o fim da liberdade de imprensa no Brasil.

Já é notório que a Internet tem alcançado força para enfrentar e sobrepujar grandes forças da mídia brasileira e que dá uma força nunca antes experimentada a população comum e por isso a classe política que durante décadas dominou e controlou a imprensa (ou será que ninguém nunca percebeu que todos os principais meios de imprensa tem ligação ou são de propriedade de políticos) está assustada e tenta a todo custo controlar a veiculação de informações na grande rede.

E pensar que a cerca de 10 anos atrás o Lula e seus companheiros tanto brigaram pela liberdade de imprensa e sempre disseram ser vítimas de controle autoritário do estado promulguem e tentem a todo custo exercer o mesmo controle que tanto os prejudicou.

Então devemos agora exercer o nosso direito dever de cidadão e se voltar contra tal projetos e tantos outros que tramitam em praticamente sigilo para que sejam aprovados e promulgados sem levantar suspeitas.

Vamos dizer não a leis absurdas que firam nossos direitos, direitos esses que foram conquistados a duras penas.

Fonte: OlharDigital

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.