Instalando App´s no Windows 8 RT

[ad#texto]

Estes tempos estive vendo como é de fato os recursos, usabilidade e capacidade de alteração do sistema Windows Phone 8, afinal o meu velho Defy já mostra sinais de cansaço e como eu não gosto da plataforma iOS fiquei curioso em como seria possuir um smartphone com Windows Phone 8, a minha principal dúvida é se o Windows Phone 8 caso o meu aparelho fosse esquecido pela Nokia e Microsoft se eu mesmo poderia, por minha conta e risco, atualizar a versão do Windows em possíveis futuros updates, assim como é possível no Android, utilizando ROM´s alternativas como a CyanogenMod, por exemplo.

Tablet da Asus com Windows 8 RT
Tablet da Asus com Windows 8 RT

Esta pergunta ainda não foi respondida, e sendo o Windows Phone 8 uma plataforma fechada sem o código-fonte disponível acho bem difícil ter a mesma facilidade que temos no Android, na verdade o meu súbito interesse no Windows Phone 8 são motivados por duas características:

  • Usabilidade das tiles e semântica de uso do Windows Phone 8;
  • Integração com meu notebook com Windows 8 e Xbox.

Mas na minha pesquisa sobre a plataforma descobri um detalhe que me desagradou muito, no Windows RT (a versão para tablets) não é possível instalar aplicativos legado, mesmo os compilados para ARM, eles tem que ser obrigatoriamente comprados via Windows Store, mesmo os gratuitos.

Pelo menos esta é a realidade projetada pela Microsoft, mas o mundo é bem mais complexo, e buscando a mesma funcionalidade encontrada no Android, onde o usuário apenas marca para liberar a instalação de aplicativos de fontes duvidosas (aqueles não instalados pelo Google Play) que um desenvolvedor do XDA Developers consegui aproveitar um falha já conhecida do kernel do Windows RT e conseguiu desenvolver um jailbreak que permite que aplicativos de fora da Windows Store, desde que compilados para ARM possam ser instalados.

Porém existem alguns fatores que complicam a vida de quem vai querer utilizar o jailbreak, o primeiro é que em determinados casos ele pode causar uma tela azul da morte, outro detalhe é que o Windows RT possui Secure Boot o que obriga que o jailbreak seja executado toda vez que o tablet for reiniciado.

E por fim, como o jailbreak explora uma falha de segurança no kernel é provável que a Microsoft lance um patch de correção e o jailbreak deixe de funcionar.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias