Huawei lança SoC para competir no mercado

Huawei lança SoC para competir no mercado top de linha e promete bater de frente com os líderes de mercado, veja o resultado dos testes.

[ad#texto]

Huawei lança SoC para competir no mercado
Huawei lança SoC para competir no mercado

Se no mercado de processadores X86-64 temos apenas a Intel e a AMD no cenário mobile a coisa muda um pouco de figura e temos vários fabricantes, dentre os principais estão a Qualcomm, Samsung, MediaTek, TSMC e alguns outros. Agora a Huawei lança SoC para competir no mercado de topo de linha.

A princípio este SoC vai equipar o futuro Mate 8, smartphone top de linha que deverá ser lançado em breve, mas nada ainda foi devidamente confirmado, então devemos aguardar os primeiros smartphones com ele serem lançados.

Huawei lança SoC para competir no mercado: os detalhes

Este SoC é basicamente um octa-core de 64 bits com quatro núcleos Cortex-A72 para alto desempenho, com clock de 2,3 GHz e quatro A53 de 1,8 GHz com consumo de energia reduzido e potência mediana, finaliza o conjunto uma GPU GPU Mali-T880MP4 de seis núcleos e um modem 4G/LTE categoria 6 além de uma porção de sensores.

Um detalhe importante é que este SoC traz um coprocessador (alguém mais se lembrou dos antigos 386?) chamado i5 que tem por finalidade realizar tarefas menores demandando baixíssimo consumo energético.

Huawei lança SoC para competir no mercado: os testes

Nos testes de arrancada (utilizando softwares para medição) ele se saiu muito bem, superando até mesmo o potente Tegra X1 além dos Snapdragon 820, o Exynos 7420 e o Apple A9.

Porém este tipo de testes não quer dizer muita coisa, já que em condições normais de uso é que o usuário vai realmente sentir o quanto a performance deste SoC vai de fato rivalizar com os líderes do mercado, afinal a histórica está cheia de processadores que entregam força bruta nos testes e no uso geral pecavam em outros conceitos e o desempenho final era pífio.

Huawei lança SoC para competir no mercado: quem vai ter

Por enquanto ele será uma vantagem competitiva e só irá equipar gadgets da própria Huawei, contudo é muito cedo para dizer se esta estratégia vai perdurar, ainda mais se o seu desempenho final não se aproximar do que estão anunciando.

Outro detalhe, a maioria dos smartphones middle-end e high-end já possuem SoC’s que suprem com folga a grande maioria das atividades que realizamos com nossos smartphones, então qual a finalidade de pagar caro em um produto do qual não iremos aproveitar de fato?

Evolução é benéfica e necessária, porém todo este holofote voltado para o SoC esquecendo de outros componentes de igual importancia para a performance é um tanto exagerada.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias