Guerra eletrônica na Síria

[ad#texto]

Quem tem acompanhado o noticiário nos últimos dias tem visto o acirramento do conflito na Síria entre o governo e as forças rebeldes e para piorar a situação a possibilidade da utilização de armas químicas pôs várias nações mundiais em cheque e uma possível intervenção bélica é praticamente certa.

Enquanto um país ameaça o outro o Exército Eletrônico Sírio tomou a dianteira e iniciou uma onda de ataques, focando seus esforços no Twitter e no New York Times.

Twitter atacado pelo SEA
Twitter atacado pelo SEA

Ao que tudo indica o SEA utilizou o DNS para quebrar o direcionamento correto para o Twitter e para o NYT e com isso quem acessava os referidos sites pelos seu nome de domínio era redirecionado para outros sites, somente quem acessava diretamente pelo endereçamento IP conseguia efetuar o acesso corretamente.

Pelas investigações iniciais o ponto do ataque parece ter sido uma empresa australiana de registro de domínios chamada Melbourne IT, que também teve seu blog institucional hackeado pelo SEA.

Embora este tipo de ataque seja limitado e tenha efeito mais psicológico do que prático é preocupante, pois em um possível conflito armado em escala global no Oriente Médio, empresas do mundo inteiro estariam sujeitas a estes tipos de ataques.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias