Golpe dos Correios com dados reais e difícil de identificar
Um novo golpe dos Correios utilizando dados reais de encomendas dos usuários tem confundido muitas pessoas que acabam caindo no golpe.
Um novo golpe dos Correios utilizando dados reais de usuários e suas encomendas deixa uma grande dúvida:
Como conseguiram tais dados?
Lembrando que o assunto de taxas e encomendas dos Correios estão em destaque com o início da chamada Taxas das Blusinhas.
Em alusão ao novo impostos para compras de valor inferior a US$ 50,00 que foi implementada pelo Governo Federal.
Golpe dos Correios com dados reais e difícil de identificar
Como o assunto da taxa e o início da cobrança estão em alta, os golpistas estão utilizando dados vazados para simular a necessidade de pagamento de imposto.
O golpe funciona assim:
Com dados reais de uma encomenda o golpista envia um SMS contendo um link e informando da necessidade do pagamento de tributos.
Ao clicar no link, o visual é idêntico ao dos Correios, informando a retenção da sua encomenda até o pagamento da referida taxa.
O visual da página falsa é tão real que até informa o nome completo, CPF e endereço completo da vítima, idêntico ao informado na encomenda real.
Em todos esses casos não existe nenhuma taxa a ser paga e o grande problema é como os golpistas tem conseguido obter dados reais com tanta facilidade.
A origem do golpe
Até o momento existem duas grandes suspeitas:
- Existe algum tipo de fraude ocorrendo dentro da infraestrutura dos Correios
- Existe algum tipo de fraude ocorrendo dentro das diversas lojas de ecommerce
Aqui vale uma reflexão, se as tentativas de golpe se originarem de diferentes lojas é provável que a falha de segurança esteja no ambiente dos Correios.
Afinal, é improvável que diferentes lojas estejam sofrendo o mesmo tipo de fraude em conjunto e simultaneamente.
Como evitar golpes
O primeiro passo é ter ciência que somente compras internacionais estão sujeitas a taxas e demais tarifas de imposto.
Compras nacionais não tem essa necessidade, neste caso é preciso verificar na loja, antes da compra, se o produto já está em território nacional.
Também não clique em links oriundos de SMS ou WhatsApp.
Se for confirmar a entrega da sua encomenda e a possibilidade de taxas consulte o site oficial dos Correios para rastrear o seu objeto.