Firefox vs Chrome


Estive lendo mais um post sobre a guerra entre o Firefox vs o Google Chrome.

Na verdade a guerra recebeu mais lenha na sua fogueira depois que o Chrome passou a aceitar extensões, tentando assim ofuscar um dos recursos mais interessantes do Firefox, porém pelo que vi o repositório de extensões do Google para o Chrome ainda tem muito a desejar.

As extensões do Firefox além de ganhar em número ganha também em qualidade, temos extensões já em estado avançado de maturidade e estabilidade trazendo recursos interessantes para quem quer mais que um simples browser.

No meio dessa guerra a Microsoft vai na surdina gerenciando o desenvolvimento de seu Internet Explorer 9 e adota a clara estratégia de não chamar a atenção e deixar os dois maiores concorrentes se matarem para tentar provar de glórias passadas, da época que o Internet Explorer 6 reinava absoluto.

O fato é que o Firefox tem muito mais experiência e que o principal trunfo do Google Chrome, que é tão falada performance de execução, irá sofrer muito com o uso de extensões.

Outro ponto é que boa parte das ferramentas de segurança que trabalham integradas ao browser só o fazem com o Internet Explorer e Firefox, quebrando de vez a velha história que surgiu que o Chrome é mais seguro, se quiser tirar a prova faça você mesmo o teste:

  • Instale o antispyware Spybotfreeware);
  • Atualize o Spybot;
  • Imunize o sistema;
  • Navegue por alguns dias com o Chrome;
  • Repita a navegação com o Internet Explorer ou Firefox, melhor que seja com ambos;
  • Faça um scan completo com o Spybot e veja o resultado.

Após o scan você verá várias ameças de segurança diversas (malware) instaladas e ativas somente no Chrome e tanto o Internet Explorer quanto o Firefox com um número bem menor ou mesmo com nada.

O que quero demonstrar é que falta algo muito importante para o Google Chrome, é a maturidade e aceitação do mercado.

Lembro que o Firefox sofreu muito nesse estágio inicial (e olha que nem tinha uma empresa gigante como o Google dando respaldo por trás), o caminho do Chrome ainda é longo, porém ele está no caminho correto.

Agora afirmar que ele irá matar o Firefox ou até mesmo o Internet Explorer é querer muito de um garoto que ainda está aprendendo a andar sozinho.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias