Firefox irá bloquear Flash

[ad#texto]

A partir da versão 14 (estamos na 11 agora) a Mozilla irá habilitar uma opção para que seja necessário um clique para que o aplicativo Flash seja executado, coisa semelhante ao que o Internet Explorer 6 fez após uma atualização de segurança 10 anos atrás, coisa que vai contra todo e qualquer bom senso de usabilidade.

A Mozilla alega vários motivos, dentre eles estão o alto consumo de memória, mas é claro que irá consumir mais memória, o Flash permite que um mini aplicativo seja executa via Web, como querem que não consuma memória. Outra alegação são as falhas de segurança, só se esqueceram de que todo e qualquer aplicativo, script ou coisa que o valha é suscetível a falhas de segurança, pois não existe software perfeito.

Por último alegam travamentos, na mesma regra de que não existe software perfeito tanto o próprio plugin do Flash quanto o App em si podem ter consequências desastrosas, quem for desenvolvedor de software e nunca enfrentou bugs em seus softwares que atire o primeiro mouse.

A Mozilla nada mais fez do que entrar na onda do HTML5, afinal muita gente acredita que o HTML5 será a utopia de todos os problemas do desenvolvimento Web, mas não é bem assim, o HTML5 ainda é imaturo e com o passar do tempo e a massificação do seu uso ele enfrentará problemas, assim como o Flash.

Esquecem que uma boa parte da lentidão e problemas de travamentos do Flash não é culpa do desenvolvimento de software em si, mas de usuários com conexões precárias, afinal uma aplicação de RIA requer uma conexão estável e veloz, senão é claro que o Flash irá aguardar o download de todos os elementos que precisar e essa situação de stress poderão causar travamentos e crash.

Esquecem que aplicações bem desenvolvidas como o próprio Youtube e alguns jogos da Zynga que utilizam Flash massivamente e funcionam muito bem não contam, mas aquele joguinho mal feito do Zé da Esquina (sem comentários, por favor) vai travar por culpa do Flash, não do desenvolvedor.

Adoradores da maçã batem palmas, pois seu finado líder poderia ter razão afinal, e aproveitam para criticar o Android por suportar o Flash (não entendi essa lógica, mas a Internet choveu de mensagens assim), só que os adoradores da maçã se esquecem de que o mundo da Internet com o Flash pode ser muito mais rico do que eles estão acostumados a ver.

Mas espere aí, não seria muito mais fácil para a Mozilla e a Apple não suportar o Flash para não gastar recursos para desenvolver o suporte e compatibilidade com o plugin? Acredito que o motivo principal nem sejam os citados no início deste post, mas seja comodismo mesmo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias