Em terra de software o hardware se vira como pode

[ad#texto]
A festa de núcleos em processadores parece estar longe de acabar, pelo menos para a AMD, que anunciou um novo processador com 16 núcleos em duas pastilhas de silício para a sua linha Opteron que é dedicado para o mercado corporativo.

De acordo com a AMD, o novo Opteron terá grande proveito em ambientes corporativos que utilizam virtualização em larga escala, pois, em teoria os ambientes virtualizados poderiam “contar” com núcleos dedicados para seu funcionamento (ao menos se os softwares de virtualização comportem tal ação).

O Opteron 6282 terá 16 núcleos e clock de 2,82 Ghz e é o modelo topo de linha da AMD.

Resta saber como será a performance global deste computador, pois de nada adianta um processador com força bruta de processamento se os outros componentes não ajudarem, principalmente o barramento e comunicação entre os componentes.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.