Falha biométrica
[ad#texto]
O Android Ice Cream Sandwich (versão 4 do Android) está em desenvolvimento e uma das novidades já virou hype na Internet, a ativação do smartphone via leitura biométrica do rosto do usuário.
O fato é que alguns testes mostraram que caso alguém tenha uma foto (uma foto bem tirada, diga-se de passagem) vai conseguir enganar o algoritmo de validação implementado no Android e o gadget será habilitado para uso.
Os fanboys da Apple foram ao delírio com a notícia da falha, pois muito deles estavam de cara com esta característica do novo Andorid e com o fato desta ideia não ser do Steve Jobs (tá certo talvez ele processasse o Google pois poderia ter sonhado com isso).
Porém o caso é bem mais embaixo.
Em primeiro lugar eu nunca vi um sensor biométrico (retina, digital, face, etc) que nunca, mas nunca tenha falhado, sempre é possível encontrar alguma artimanha e fazer o sensor considerar como verdadeiro algo que não é, afinal até o melhor equipamento de reconhecimento biométrico – o homem – que existe comete falhas, o que dirá um simples computador com um sensor biométrico.
Se os desenvolvedores do Android refinassem demais as variáveis de validação um simples olho roxo da balada do dia anterior, um acidente ou um encontro mais violento com o muro já seria suficiente para que o Android não mais reconhecesse o seu dono e passasse a agir como um pitbul stressado com fome.
Os desenvolvedores do Android podem e devem refinar mais o algoritmo, para aproximá-lo ao máximo da capacidade humana, mas nunca ele será tão capaz como o ser humano, afinal tivemos milênios para praticar.
Nota: a capacidade de reconhecimento biométrico de outro ser humano é imensa nos próprios seres humanos, afinal trata-se de reconhecimento inter espécie e mesmo assim cometemos erros (já tentou identificar gêmeos idênticos que acabou de conhecer?).