E lá vamos nós novamente

[ad#texto]

Lembro-me de quando a Canonical anunciou o Unity, o novo conceito de desktop para o Ubuntu, a galera criticou geral (algumas poucas críticas tinham fundamento, mas a maioria era mesmo falta de “costume” para a nova interface), agora com a versão Consumer Preview do Windows 8 a história se repete.

Todos criticam a recém-exibida interface Metro, principalmente nos desktops, afinal para os tablets ainda não se tinha referência. A principal fonte de críticas é o “excesso” de cliques com o botão direito do mouse, destacam até mesmo uma recomendação da Microsoft dada aos desenvolvedores para utilizar pouco este recurso, o fato que essa é uma recomendação feita para Windows 7 e inferiores, o Windows 8 é uma nova ótica, então premissas antigas, por excelência caem por terra.

Outro ponto é a “complicação” para acionar o desligar no Windows 8, será que alguém leu a documentação semi-técnica da Microsoft sobre a semântica de uso do novo Windows? O fato é que o Windows 8 foi projetado para não ser desligado, fechou a tampa do notebook pronto, ele hiberna (consumindo praticamente zero de energia da bateria) e quando você precisar terá o sistema pronto, de imediato, para uso, acostume-se, pois este é um recurso muito bem vindo.

Eu ainda não consegui entender, o pessoal reclama que a Microsoft não muda o arcano visual do Windows e quando ela reformula, renova e melhora, implementando novas tecnologias e conceitos de uso na interface é vaiada de novo.

Meu medo é que a Microsoft ceda às críticas e no final o Windows 8 se instalado para desktops se torne mais do mesmo.

Em relação aos que reclamam da nova interface, temo que o mundo tenha evoluído, pois esse novo conceito é a nova escola de interface que está sendo seguida, veja casos como o Ubuntu (Unity) e Windows 8, acredito que a Apple venha em breve com algo do gênero para o seu OSx.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias