É HD ou SSD?

[ad#texto]
Hoje, notebooks de alta performance tem utilizado SSD ao invés dos tradicionais HD´s.

Mas o SSD ainda tem duas desvantagens, a principal delas é o preço muito elevado e a segunda é a capacidade de armazenamento, que não deixa de ser em decorrência do seu alto custo de produção, para termos uma ideia o preço médio de uma unidade de SSD Sata II de 128 Gb está em torno de R$ 800,00 enquanto um HD Sata II 5.400 RPM de 320 Gb (o HD padrão de mercado para notebooks atualmente) está em torno de R$ 150,00.

Já no que tange as vantagens do SSD frente aos HD´s está a maior resistência contra impactos e vibrações e a velocidade de acesso aos dados.

Foi dessa forma que a Seagate teve uma ideia interessante, uniu o melhor dos dois mundos em um único produto. Desenvolveu um HD de 7.200 RPM Sata II com 32 Mb de buffer que por si só já seria veloz se comparado com outros HD´s e uniu um SSD de 4 Gb e incorporou o funcionamento de ambos via software, de modo que o HD híbrido “descubra” pelo perfil de uso quais arquivos e aplicativos são mais solicitados e os adicione no SSD para aumentar a velocidade de acesso aos dados.

Em estimativas o HD híbrido da Seagate é cerca de 80% mais veloz no acesso a dados se comparado a um HD convencional.

Como meu notebook sofreu uma pequena queda e por estar ligado o HD acabou danificado, fiz a compra de um HD híbrido, e se a estimativa dos testes realmente se concretizar digo que é um ótimo custo benefício.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.