Dia das mulheres na tecnologia você não vai acreditar

Veja o Dia das Mulheres na tecnologia e conheça um pouco de 11 mulheres que com seus experimentos mudaram o mundo para muito melhor – você pode estar usando um invento desses neste momento.

Dia das mulheres na tecnologia você não vai acreditar
Dia das mulheres na tecnologia você não vai acreditar

Hoje é o Dia das Mulheres, então vire para o lado e cumprimente suas colegas de trabalho, pera, você trabalha com TI e este setor carrega um forte estigma de que mulheres são raras na área? Pare com isso, sabia que existe uma lista imensa de mulheres que fizeram toda a diferença no mundo da tecnologia? Aproveita e veja o Dias das Mulheres na tecnologia e conheça 11 mulheres que mudaram o mundo para muito melhor com suas descobertas e seus experimentos.

Devo admitir que eram tantas as candidatas que foi muito difícil escolher qual delas deveria figurar e no final listamos 11 mulheres, pois suas descobertas salvaram (e continuam salvando) milhares de vidas todos os anos e inclusive você pode estar se beneficiando de alguma invenção 100% feminina.

Dia das mulheres na tecnologia você não vai acreditar: as 11+

  1. Helen Free: esta mulher revolucionou o mundo ao desenvolver a fita utilizada para detectar glicose na urina, o que facilitou a vida de milhares de diabéticos e médicos, pois o teste é simples, rápido e indolor.
  2. Barbara S. Askins: esta mulher revolucionou o mundo da fotografia anos atrás, bem antes das câmeras digitais, pois desenvolveu um processo para recuperar os detalhes de negativos que haviam sido subexpostos e de quebra ainda patenteou um outro processo para melhorar negativos fotográficos utilizando materiais radiotivos (a NASA adorou).
  3. Katharine Blodgett: seus experimentos permitiram criar revestimentos anti-refletores para vidros, criando assim os primeiros vidros realmente transparentes melhorando em muito equipamentos ópticos como microscópios entre outros.
  4. Gertrude B. Ellion: esta mulher inventou nada mais e nada menos que a 6-mercaptopurina, largamente utilizada no tratamento da leucemia e inovações farmacêuticas que facilitaram o transplante de rim.
  5. Edith Clarke: esta mulher inventou uma calculadora gráfica que simplificou para determinar as características elétricas de longas linhas de transmissão de eletricidade e em 1925 terminaria por patentear a calculadora Clarke.
  6. Margaret Knight: esta mulher inventou uma máquina capaz de produzir sacos de papel de fundo plano, onde uma única máquina poderia substituir o trabalho de 30 pessoas, tudo isso na passagem do século XIX para o século XX.
  7. Edith Flanigen: esta mulher trabalho fundo no conceito de peneiras moleculares na década de 50, e estes compostos podem ser usados para purificar e separar misturas complexas e catalisar ou acelerar o ritmo das reações dos hidrocarbonetos e têm uma ampla aplicação no refinamento de petróleo e nas indústrias petroquímicas.
  8. Marion Donovan: esta mulher trouxe conforto para todas as famílias ao inventar a fralda descartável, então nada mais de sofrer com as necessidades das crianças de colo, era só tirar, fechar e jogar fora.
  9. Mary Anderson: esta mulher vendo o sofrimento dos condutores de bonde para limpar a neve no início do século XX teve a brilhante ideia de inventar limpadores de parabrisa, nem é preciso falar a grande contribuição deste invento.
  10. Martha Coston: esta mulher sem dúvida salvou muitas vidas no mar ao trabalhar na melhoria de sinalizadores marítimos noturno desenvolvendo um sistema de luzes pirotécnicas vermelhas, brancas e verdes com base em esboços deixados por seu marido antes de ele morrer, para que os barcos pudessem se comunicar entre si e com o pessoal em terra em meio à escuridão do mar.
  11. Stephanie Kwolek: esta mulher em suas pesquisas descobriu uma superfibra sintética cinco vezes mais resistente que o aço, é, estamos falando do Kevlar, assim desde de coletes até fibra ótica se beneficiam deste invento.

Dia das mulheres na tecnologia você não vai acreditar: existe mais?

Sim, existe muito mais, aliás foi bem difícil selecionar somente 11 (na verdade a ideia original era de apenas 10), mas conseguimos listar 11 mulheres que realmente mudaram o mundo com seu empenho e experimentos.

Feliz Dia das Mulheres na tecnologia, pois vocês podem fazer a diferença.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias