Corte no acesso pela franquia de dados fica com os dias contados

O corte no acesso pela franquia de dados fica com os dias contados e tudo graças ao recente corte realizado pela Vivo que despertou a curiosidade da Procuradoria. Veja todos os detalhes aqui.

Corte no acesso pela franquia de dados fica com os dias contados
Corte no acesso pela franquia de dados fica com os dias contados

Há tempos atrás as operadoras (não só do Brasil) tentaram de forma inútil tributar Google e outras empresas que entregam conteúdo via streaming por “excesso de uso da rede” (isso sem contar que o Google já paga para deixar seus servidores on-line e você que acessa o Google também já paga a mensalidade da operadora de sua escolha). Agora a Vivo vai passar a impor franquias ridículas de uso de dados e a Primeira Promotoria de Defesa do Consumidor vai investigar e o corte no acesso pela franquia de dados fica com os dias contados.

Corte no acesso pela franquia de dados fica com os dias contados: entenda

A Vivo recentemente divulgou novos planos que possuem franquias de uso que vão de 10 GB até 130 GB, ou seja, para uma internet fixa são valores pífios e quem ultrapassar seu respectivo plano poderá ter a internet cortada ou redução drástica da velocidade.

Em tempos de Netflix e outros portais com conteúdo do tipo streaming a franquia é uma faca no coração, impossibilitando o consumidor da completa utilização destes serviços.

Embora a Anatel estranhamente tenha dito que isto é benéfico (realmente ainda não entendi quem vai se beneficiar com isso) a Procuradoria solicitou que as operadoras informem seus planos comerciais, a fim de contextualizar a prática que a Procuradoria acredita ser abusiva.

Corte no acesso pela franquia de dados fica com os dias contados: a situação

Lá em cima lembramos da cobrança extra que as operadoras tentaram fazer de forma infrutífera, agora é a nova tentativa, só que desta vez muito mais sútil e mascarada, pois com a redução da franquia automaticamente os usuários terão que pagar a mais no período se não quiserem ficar totalmente off-line.

Outro detalhe muito importante, como todas as operadoras de internet também vendem e operam no mercado de TV por assinatura fica claro que uma operação vai beneficiar a outra, pois oferecendo franquias super reduzidas automaticamente grande parcela de consumidores que estavam migrando da TV por assinatura para serviços de streaming vai acabar fazendo o caminho contrário e voltando para a TV por assinatura.

Realmente é de suma importância que o corte no acesso pela franquia de dados seja revisto pelo Ministério Público, pois é uma clara manobra para em primeiro lugar aumentar de forma velada os preços e em segundo exterminar a concorrência do streaming.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias