Convertendo arquivos de áudio e vídeo sem complicação


É comum a necessidade de conversão de arquivos de áudio ou vídeo, seja para transferir para um celular ou outro gadget seja para a simples edição.

Existem hoje vários softwares competentes nesse segmento, porém a maioria deles é pago e alguns bem pagos por sinal.

Das alternativas freeware ou open-source sobram ou softwares deficientes ou softwares por demasia complexo o que dificulta muito o trabalho de conversão.

Procurando por toda a Internet consegui montar um ambiente de conversão de arquivos multimídia bastante interessante, tanto é fato que ele é totalmente funcional (e pessoalmente testado) no Ubuntu 9.x, Windows XP, Windows Vista e Windows 7, ou seja, foi testado na grande maioria das plataformas destinadas ao desktop, o que não significa que não possa funcionar em outras plataformas.

E mais um interessante detalhe: todos os softwares envolvidos são open-source.

Vou então listar os passos, alguns serão necessários tanto para Windows como para Linux e outros somente em uma das plataformas de execução.

  • ffdshow: é um poderoso codec/encode de arquivos multimídia, com suporte aos mais diversos tipos de arquivos de áudio e vídeo (necessário somente no Windows).
    • Windows: para instalar o primeiro passo é efetuar o download do software para versão Windows e depois executar o instalador. Após a instalação ter finalizado será a hora de configurar tanto o codec de áudio como de vídeo, isso é necessário para o ao executar um arquivo MP3, por exemplo, o codec do ffdshow seja utilizado ao invés do codec padrão do Windows.
Configuração de áudio ffdshow
Configuração de áudio ffdshow
Configuração de vídeo ffdshow
Configuração de vídeo ffdshow

É bem simples e as opções são intuitivas, em alguns casos o ffdshow é dispensável, porém eu prefiro utiliza-lo pois é mais leve e flexível do que os codecs que vem embutido no Windows.

  • ffmpeg: é um pacote utilizado para manipulação de arquivos multimídia no Linux, para instalar basta pesquisar nos repositórios da sua distribuição que com certeza ele estará lá e pedir para instalar, no caso o Ubuntu você irá utilizar o Synaptic para fazer isso.
  • Winff: O Winff é um software que na realidade é um front-end para o ffmpeg. A sua função é servir de “tela” para impedir que você precise recorrer a linha de comando para converter seus arquivos multimídia. O primeiro passo é fazer o download e a seguir instalar (é rápido e fácil e não leva mais do que alguns segundos).
Winff
Winff

Para utilizar o Winff não tem segredo, basta ir em “add” para adicionar seus arquivos multimídia e depois em “Output details” configurar o formato (extensão) do arquivo de saída (convertido).

Ainda é possível, caso queira, ainda configurar em “Opções adicionais” a taxa de frame, formato (largura x altura) e aparência.

E para finalizar é só clicar no botão “Converter” para que o processo seja iniciado. Esse processo vai abrir um terminal (cmd no Windows) e será possível acompanhar o andamento da conversão que é bem mais rápida e transparente se comparada a conversão utilizado por outros softwares.

É só isso, tanto no Linux como no Windows esses softwares funcionam de forma estável e rápida e resolve praticamente 100% dos casos de conversão que você irá precisar no dia-a-dia.

Caso tenha mais alguma dúvida ou algo que não saiu como deveria é só perguntar nos comentários que irei responder na medida do possível.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias