Como resolver a internet lenta: deixe sua internet mais rápida

Como resolver a internet lenta: deixe sua internet mais rápida

Veja como resolver a internet lenta, principalmente se próximo da sua casa existirem muitos vizinhos com roteadores causando interferência.

Como resolver a internet lenta: deixe sua internet mais rápida
Como resolver a internet lenta: deixe sua internet mais rápida

Dentre os vários fatores que podem interferir em uma rede Wi-Fi vamos mostrar como resolver a internet lenta e deixa-la mais rápida e estável.

Além da qualidade do sinal gerado pelo próprio roteador temos diversos fatores que podem, e vão, impactar na velocidade da internet.

Como o sinal de Wi-Fi se propaga pelo ar, qualquer outro sinal ou obstáculo irá interferir e quase sempre a interferência resulta em diminuição da velocidade.

Como resolver a internet lenta: deixe sua internet mais rápida

Vamos mostrar os motivos e principais dicas de como fazer sua rede Wi-Fi ser mais rápida e estável facilitando assim a sua utilização.

Antes de mais nada é preciso saber que uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz ao mesmo tempo que possui maior alcance também possui velocidade muito menor que uma rede de 5 GHz.

Ao passo que uma rede de 5 GHz é muito mais rápida, porém possui um alcance muito menor se comparado a uma rede 2,4 GHz.

Enquanto isso uma rede Wi-Fi de 6 GHz promete ser o melhor dos dois mundos, porém poucos gadgets oferecem suporte a ela.

Muitos gadgets conectados

Sem dúvida este é o principal problema quando falamos de velocidade de uma rede Wi-Fi.

Em primeiro momento porque a sua velocidade total de conexão a internet é dividida entre todos os dispositivos conectados.

E em segundo momento porque vários roteadores tem dificuldade de lidar com vários dispositivos conectados simultaneamente e irá decair a velocidade de todas as conexões.

Antes de comprar um roteador verifique nas especificações técnicas quantos dispositivos simultâneos ele tem de capacidade.

Objetos físicos e outros aparelhos

Muita coisa que temos em casa acaba interferindo no sinal da rede Wi-Fi, por exemplo, um microondas irá interferir em redes 2,4 GHz, por isso deixei seu roteador longe.

Aquários ou grandes objetos cheios de água também causam interferência e até mesmo bloqueiam totalmente o sinal, por isso evite deixar um objeto assim entre você e o seu roteador.

Espelhos e objetos metálicos refletem o sinal de Wi-Fi e acabam derrubando a potência e velocidade geral da sua internet.

Por fim, tente deixar seu roteador centralizado na sua casa ou escritório, assim evitará que áreas de sombra ou sem sinal surjam.

Canais lotados

Uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz possui apenas 13 canais enquanto que uma rede de 5 GHz possui mais de 20 canais.

Por um erro, o seu roteador pode ficar disputando espaço com outras redes no mesmo canal, isso irá causar baixa performance e lentidão na sua internet.

Roteadores de boa qualidade gerenciam bem qual canal utilizar, porém se notar alguma dificuldade experimente selecionar um canal manualmente.

Banda de conexão

Roteadores mais modernos geralmente são dual-band, ou seja, possuem uma banda de 2,4 GHz e outra de 5 GHz.

Atualmente já existem roteadores tri-band e você não precisa se preocupar com isso.

Deixei seu roteador definir uma única rede e decidir qual banda de conexão seu aparelho irá utilizar, assim evita utilizar uma banda mais lenta quando poderia usar uma mais veloz.

Sabe algumas ou escritórios que você vai e encontra um 5 GHz ou 2,4 GHz na frente do nome da rede? É exatamente isso que você não deve fazer.

Dica de ouro: sempre atualizado

As atualizações de roteadores corrigem bugs e falhas de segurança, além de melhorar a performance e trazer novos recursos.

Por isso sempre atualize o firmware do seu roteador.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.