Como descobrir qual app gasta mais bateria no Android

Como descobrir qual app gasta mais bateria no Android

O gasto excessivo de bateria é a principal queixa dos usuários, por isso vamos mostrar como descobrir qual app gasta mais bateria.

Como descobrir qual app gasta mais bateria no Android
Como descobrir qual app gasta mais bateria no Android

A regra é simples: tem aplicativo que detona a bateria. Por isso vamos mostrar como descobrir qual app gasta mais bateria em smartphones.

Geralmente aplicativos que utilizam localização a todo momento em segundo plano são os grandes vilões no consumo de energia.

Por isso, apps de localização e navegação curva-a-curva são os maiores culpas por seu smartphone descarregar antes do tempo.

Como descobrir qual app gasta mais bateria no Android

O maior vilão é o Google Maps, pois em condições normais ele executa diversas operações em segundo plano além de precisar utilizar a localização precisa a todo momento.

Assim, mesmo sem ser utilizado pelo usuário o aplicativo mantém um alto consumo de bateria com as atividades de segundo plano.

A saída para o usuário seria reconfigurar o app do Google Maps buscando equilibrar as atividades de segundo plano com o consumo de energia.

Como fazer o Google Maps gastar menos bateria

O primeiro ponto é restringir o uso da localização precisa e a melhor estratégia para que o Maps tenha a sua funcionalidade preservada e consuma menos energia é permitir o uso da localização somente ao utilizar o aplicativo.

Para fazer isso faça o seguinte:

  • Acesse Configurações > Localização
  • Em Permissão do app localize o Google Maps
  • Selecione a opção Permitir apenas durante o uso do aplicativo

Dica de ouro: faça o mesmo procedimento para os demais aplicativos.

Outros aplicativos de mapas são melhores?

Concorrentes como o Waze ou Apple Mapas não apresentam tanta diferença quando falamos de consumo de bateria em relação ao Google Maps.

Lembrando que o Google Maps apresenta mais recursos que os seus concorrentes, principalmente quando falamos de monitoramento de transporte público, circuitos de bicicletas e acidentes.

E os demais aplicativos?

Fora o Google Maps outros aplicativos também podem ser vilões, principalmente o Facebook e Instagram.

Isso porque ambos também tentam utilizar a localização o tempo todo, executando diversas atividades em segundo plano.

No geral, restringir o uso da localização é o primeiro passo para economizar a bateria, na sequencia restringir o uso de dados em segundo plano também é uma boa alternativa.

matrix