Bateria recarregada com umidade: uma nova era se aproxima

Uma bateria recarregada com umidade está em fase de desenvolvimento e testes e promete revolucionar o seguimento de geração de energia.

Bateria recarregada com umidade: uma nova era se aproxima
Bateria recarregada com umidade: uma nova era se aproxima

Em uma sociedade totalmente dependente de gadgets uma bateria recarregada com umidade de maneira continua é uma verdadeira revolução para o mercado.

O conceito de geração de energia por umidade, tem a sigla de MEG, é um conceito previamente existe, mas que nos últimos anos vem ganhando força.

Cada vez mais pesquisas na área estão sendo realizadas, inclusive com protótipos funcionais e muito promissores.

Bateria recarregada com umidade: conheça os detalhes

Nas pesquisas recentes uma equipe de pesquisa conseguiu desenvolver um mecanismo ultrafino e autocarregável que gera eletricidade usando a umidade do ar.

A equipe da Faculdade de Design e Engenharia da Universidade Nacional de Singapura comprovou ser possível utilizar sal marinho como um absorvente de umidade ecologicamente correto.

No momento existe um protótipo que na realidade é uma espécie de tecido, mas mesmo assim entrega uma potência maior que uma pilha AA comum.

Por não precisar de uma fonte externa de energia para ser recarregada, este tipo de bateria assume papel de destaque para a indústria.

Permitindo que gadgets tenham, virtualmente, energia ilimitada para suas tarefas.

Praticamente abolindo a questão de recarga de bateria com um plugue de tomada alimentada por rede elétrica.

O principal desafio enfrentado pelos pesquisadores, além da saturação da água, foi resolver também o seu desempenho elétrico insatisfatório e não sustentável.

Os pesquisadores então construíram um MEG com duas regiões de propriedades distintas, de forma a manter uma diferença perene no teor da água entre os dois lados, gerando assim eletricidade e permitindo sua saída por centenas de horas.

Além disso utilizando sal marinho um hidrogel iônico higroscópico foi desenvolvido, promovendo alta capacidade de absorver umidade.

Com a outra exterminada seca a eletricidade é gerada quando os íons do sal marinho se separam assim que a água é absorvida no lado úmido.

Realmente engenhoso e que deve surgir nos próximos anos em nosso gadgets.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 316 outros assinantes

Busca

dezembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias