Como descobrir interferências no roteador wireless

Se a sua rede wireless está ruim veja como descobrir interferências no roteador wireless e ajuste melhor suas configurações.

Como descobrir interferências no roteador wireless
Como descobrir interferências no roteador wireless

Se está com problemas na sua casa ou escritório vamos ensinar como descobrir interferências no roteador wireless.

Antes de mais nada devemos ter em mente que o sinal wireless é propagado pelo ar e com isso está muito suscetível a interferências, uma vez que o sinal é lançado pelo espectro do sinal “no ar”.

Assim como os roteadores diversos outros gadgets lançam seu sinal no ar, como por exemplo um telefone sem fio.

Além deste gadgets temos ainda equipamentos que emanam ondas eletromagnéticas que tem grande potencial de interferência no seu sinal wireless, como por exemplo microondas.

Como descobrir interferências no roteador wireless: entendendo melhor

Como dissemos anteriormente vários detalhes e equipamentos podem gerar interferências no sinal do seu roteador, e descobrir nem sempre é uma tarefa trivial.

Vamos listar os três principais pontos para facilitar.

Entre canais

Um roteador possui geralmente 11 canais de comunicação e por algumas vezes isso gera interferências.

Existe uma recomendação para que você fixe a utilização nos canais 1, 6 e 11, pois eles não se sobrepões, minimizando o risco de problemas.

Contudo, se existem muitos dispositivos conectados em uma rede com vários roteadores surge uma espécie de fila de espera.

No meio desses inúmeros dispositivos um tem que esperar a vez do outro para enviar/receber seu sinal e isso gera lentidão e interferências.

Canal adjacente

Ainda falando de canais, existe um outro tipo de interferência que ocorre quando os clientes nos canais sobrepostos falam ao mesmo tempo.

Lembra quando falamos mais acima da fixação de canais? É para evitar isso.

Roteadores mais antigos tendem a sofrer muito mais com este problema, por isso manter seus equipamentos atualizados é uma saída para fugir deste tipo de problema.

Equipamentos externos

Bem lá em cima citamos interferências causadas por outros gadgets, seja por utilizarem o espectro ou por simplesmente emanarem radiação eletromagnética.

Por não parecer, mas a maioria das causas de problemas de conexão ou estabilidade é decorrente destes dispositivos.

Câmeras de segurança, dispositivos Bluetooth, monitores de bebês, smartphones, telefones sem fio e microondas são os maiores vilões.

Ainda nesta categoria, um ambiente com diversas redes wi-fi providas por diversos roteadores, como um prédio por exemplo, também é uma fonte de problemas.

Como resolver os problemas?

O primeiro passo é sempre manter seu roteador com o firmware atualizado, isso deve ser uma prática comum.

O segundo passo é verificar se o seu roteador é muito antigo ou simples demais e consequentemente não suporta mais a carga de trabalho, nesta situação a saída é escolher um novo modelo.

Se você sofre com problemas de interferência com outros dispositivos ou muitos roteadores dispersos a melhor saída é sem dúvida utilizar uma rede wi-fi 5G (802.11n and 802.11ac).

Se o seu roteador não suporta redes wi-fi 5G chegou a hora de troca-lo, não tem jeito.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias