Como aumentar a produtividade no trabalho


Por volta dos anos 1910, Elton Mayo, fez vários experimentos com o intuito de humanizar as teorias de Administração de Empresas e como conseqüência utilizar seus experimentos para elevar o grau de produtividade dos operários.

Um século mais tarde, alguns cientistas australianos fizeram experimentos semelhantes só que focados no uso da Internet por lazer no ambiente de trabalho e chegaram a conclusão que os funcionários que utilizam cerca de 20% do seu tempo total no ambiente de trabalho com a Internet com fins de lazer são na média 9% mais produtivas que os funcionários que não utilizam.

Isso ocorre pois o cérebro humano se cansa da concentração contínua e em face disto perde eficiência no processo de trabalho ao longo do dia e com o breve período de descanso ele volta a ativa com eficiência máxima potencializando o desempenho no trabalho elevando assim a produtividade.

Contudo no estudo ficou bem claro que a utilização da Internet por lazer é em breves períodos e com moderação, não adianta ficar vagando o dia todo e trabalhar somente 20% do seu tempo total de trabalho. Assim a sua produtividade será muito baixa e o risco de ser despedido será alto.

Daí tiramos algumas conclusões:

  • Brincar com moderação no trabalho é melhor para você e para a sua empresa;
  • Brincar em demasia vai causar a sua demissão;
  • Reviver idéias do passado sob um ótica moderna pode revelar segredos e lucros escondidos em sua empresa;
  • Gastar milhões e não admitir nem 1 segundo na Internet aos seus funcionários com métodos de bloqueio e/ou controle pode ser um tiro no pé.
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias