Mapeando unidades de redes no Wine


O Wine é uma excelente mão na roda para executar aquele software que teima em ficar só no Windows, porém alguns softwares necessitam de unidades de redes mapeadas no Wine para o seu correto funcionamento, mas como fazer isso? O processo é simples porém deve ser feito com cautela pois é necessária a edição do arquivo fstab do seu Ubuntu.

Bem, vamos lá, para começar, no Terminal digite:

sudo nautilus

Assim será aberto o Nautilus com status de super usuário, agora é só criar uma pasta com nome de sua preferência em:

/media

Feito tudo isso é necessário editar o arquivo fstab da seguinte forma, primeiro no terminal digite:

sudo gedit /etc/fstab

No final do arquivo adicione a seguinte linha:

//ip_do_servidor/pasta   /media/sua_pasta  cifs rw,
iocharset=utf8,user=usuario,passwd=senha  0   0

Viu que simplicidade? Com esse processo a unidade de rede passa a ficar mapeada de forma permanente no Ubuntu, para o Wine também enxergar esse mapeamento basta acessar as configurações do Wine (Aplicativos -> Wine -> Configure Wine), clicar na aba Unidades e depois no botão Autodetectar.

Agora é só clicar no botão de OK para que o Wine detecte de forma automática os novos mapeamentos e replique conjuntamente para o seu software permitindo assim a sua correta utilização.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.