Caixas eletrônicos são vulneráveis ao extremo

Caixas eletrônicos são vulneráveis ao extremo e este problema ocorre em todos os lugares do mundo, tanto que um roubo de informações na África causou problemas no Japão, entenda.

[ad#texto]

Caixas eletrônicos são vulneráveis ao extremo
Caixas eletrônicos são vulneráveis ao extremo

Sabe aquela premissa de que bancos possuem segurança especializada tanto para evitar roubos de forma tradicional (física) quanto para roubos virtuais (aqueles relacionados a informática), mas infelizmente não é bem isso que vemos na prática, aqui mesmo já relatamos diversas falhas bancárias que podem resultar em roubo de informações ou até mesmo dinheiro de correntistas, mas caixas eletrônicos são vulneráveis ao extremo e agora mais um golpe milionário ocorre no Japão.

Até agora não é possível ter muita certeza, mas um roubo de informações possibilitou que mais de US$ 12,7 milhões fossem sacados de caixas eletrônicos em menos de duas horas, um verdadeiro recorde.

Caixas eletrônicos são vulneráveis ao extremo: os detalhes

Ao que tudo indica um grupo de hackers (devido a velocidade dos saques é provável que várias pessoas estivessem envolvidas) roubaram informações de um banco na África do Sul e a partir destes dados tenham criado 1.600 cartões de crédito falsos e estes cartões foram usados para sacar o limite máximo em mais de 14.000 transações.

Agora as polícias japonesa e africana estão trabalhando em conjunto com a Interpol para tentar identificar os responsáveis e também para tentar entender como tudo ocorreu para se precaverem em um futuro próximo.

Caixas eletrônicos são vulneráveis ao extremo: como ficamos?

Ou melhor, como não ficamos. Não podemos fazer praticamente nada, existem diversos tipos de falhas de segurança documentadas e bem exploradas e ao que parece nem os bancos e nem as operadoras de cartões tem se preocupado muito em se precaver e corrigir estas falhas, pois o investimento para isso seria maior que o atual prejuízo com possíveis golpes.

Infelizmente golpes assim vã0 continuar ocorrendo até que cheguem em um ponto que o seu custo para os bancos fiquem maior que o investimento em segurança.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias