Bloqueio do ChatGPT: Europa em alerta com o ChatGPT
A Europa entra em alerta quanto a questões de privacidade e sinaliza bloqueio do ChatGPT e OpenAI não se manifesta sobre decisão inédita.
Questões similares foram levantadas a respeito do Google décadas atrás e isso sinaliza bloqueio do ChatGPT irrestrito.
O primeiro país a levantar questões de privacidade sobre o ChatGPT é a Itália, mas isso pode sinalizar a preocupação de todo o continente europeu.
Toda a dúvida e preocupação dos governos recai sobre a coleta de dados durante o uso e como a OpenAI irá tratar esses dados.
Inclusive não existe restrição por idade ou qualquer política clara de controle de dados e a sua finalidade.
Bloqueio do ChatGPT: Europa em alerta com o ChatGPT
A situação levou a Agência de Proteção de Dados da Itália informou que o ChatGPT foi temporariamente proibido em território italiano.
O bloqueio é temporário e ocorre imediatamente a partir desta sexta-feira, dia 31 de março.
Este bloqueio é o desenrolar de uma investigação que está em andamento pelo governo italiano a respeito da grande coleta de dados e perfis de usuários pelo ChatGPT.
E também pelo falta de controle etário por parte da ferramenta, onde de acordo com as autoridades italianas ela deveria ser reservada para maiores de 13 anos.
A agência italiana justifica:
“a ausência de qualquer base legal que justifique a recolha e armazenamento massivo de dados pessoais de forma a ‘treinar’ os algoritmos subjacentes ao funcionamento da plataforma”
Esse tipo de preocupação é consistente e abrange outros país europeus e a iniciativa italiana pode motivar que mais países imponham bloqueios a ferramenta.
Por não possuir sede na Europa a OpenAI não se manifestou a respeito do bloqueio, mas nomeou um representante para o continente.
Com isso uma resposta as autoridades italianas deverá ser enviada em até 20 dias, informando as providências que a plataforma deverá adotar.
De qualquer maneira a ferramenta tem exercido uma enorme coleta de dados e perfis de usuários alegando se tratar de treinamento adjacente.
Mas esse tipo de coleta de dados deve possuir regras claras e consistentes para resguardar a privacidade do próprio usuário.