Nearby Share liberado pelo Google e vai concorrer com o AirDrop
O Nearby Share liberado pelo Google e vai concorrer com o AirDrop para ambientes fora do ecossistema da Apple, facilitando a troca de arquivos.
Um recurso útil no ambiente da Apple foi clonado pelo Google, o Nearby Share liberado pelo Google para Windows promete ser concorrente ao AirDrop.
Originalmente o app foi projetado para para atender dispositivos Android, como tablets, smartphones e Chromebooks.
Mas com a atualização de agora o aplicativo passa a ser compatível também com a plataforma Windows.
Nearby Share liberado pelo Google e vai concorrer com o AirDrop: vai funcionar?
A versão para funcionar corretamente na plataforma Windows irá precisar de bluetooth ativado, assim como o seu irmão AirDrop da Apple.
Chamado por “compartilhar por proximidade” o aplicativo ainda não está disponível na Windows Store, porém está disponível no site do Android.
A missão deste aplicativo é garantir rápida troca de arquivos entre dispositivos, assim como o AirDrop já propicia no ecossistema da Apple.
Na realidade a grande intenção do Google é permitir que usuários do Android, que geralmente utilizam um computador com Windows também possam compartilhar arquivos de maneira simples e rápida.
Os requisitos para Windows
Para utilizar o Nearby Share é preciso dos seguintes requisitos:
- Computador e/ou dispositivo Android com Bluetooth
- Windows 10 ou superior, somente versões de 64-bits
- Computadores com arquitetura Intel X86-64 (não compatível com ARM)
- Android 6 ou superior
De todos os requisitos o que mais pode impactar é a necessidade de um computador com Bluetooth, embora vários notebooks possuam o recurso ele é praticamente inexistente em computadores do tipo desktop.
Quem pode utilizar?
Embora ainda esteja em estágio beta de desenvolvimento, como todo aplicativo do Google, ele é livre para qualquer usuário baixa-lo e utiliza-lo.
As únicas restrições ficam por conta dos requisitos que informamos acima.
Por ainda estar em estágio Beta alguns bugs podem surgir e a velocidade de transferencia de arquivos ainda não está acertada.
Ou seja, ele deverá ser lento para realizar a transferencia.
Não existe data para o lançamento da versão final.