Aneel aprova Internet via rede elétrica
A cerca de 3 meses atrás a Anatel já havia enviado para a Aneel os requisitos para a utilização da rede elétrica para tráfego de Internet Banda Larga e agora a Aneel aprovou.
Isso mesmo, daqui para frente teremos Internet Banda Larga via rede elétrica o que vai dinamizar ainda mais o precário setor que prove Internet no Brasil e talvez tenhamos redução dos preços ou no pior dos casos apenas uma melhoria no serviço com a manutenção dos preços.
Alguns pontos que achei interessante foram:
- a utilização da rede elétrica para tráfego de Internet não poderá comprometer o fornecimento de energia elétrica “convencional”;
- caso seja necessário investimentos na rede de energia para o tráfego de Internet a responsável pelo custo será a fornecedora do serviço de Internet;
- e o ponto mais interessante: a renda do aluguel dos cabos para o tráfego de Internet pelas concessionários de energia será revertido em descontos para os consumidores de energia elétrica.
Ainda foi levantada a questão que por causa da não necessidade de investimentos expansão ou adequação da estrutura para utilizar cabos elétricos para o tráfego de Internet o custo reduzido será revertido em benefício para o consumidor, ou seja, preços menores.
Ainda é cedo, mas se a forma de utilização dessa nova forma de conexão Internet for realmente como o descrito acima parece que finalmente esse área da informática tão precária no Brasil irá ter um salto de velocidade e oferta sem necessariamente ocorrer um salto nos preços.