Aneel aprova Internet via rede elétrica


A cerca de 3 meses atrás a Anatel já havia enviado para a Aneel os requisitos para a utilização da rede elétrica para tráfego de Internet Banda Larga e agora a Aneel aprovou.

Isso mesmo, daqui para frente teremos Internet Banda Larga via rede elétrica o que vai dinamizar ainda mais o precário setor que prove Internet no Brasil e talvez tenhamos redução dos preços ou no pior dos casos apenas uma melhoria no serviço com a manutenção dos preços.

Alguns pontos que achei interessante foram:

  • a utilização da rede elétrica para tráfego de Internet não poderá comprometer o fornecimento de energia elétrica “convencional”;
  • caso seja necessário investimentos na rede de energia para o tráfego de Internet a responsável pelo custo será a fornecedora do serviço de Internet;
  • e o ponto mais interessante: a renda do aluguel dos cabos para o tráfego de Internet pelas concessionários de energia será revertido em descontos para os consumidores de energia elétrica.

Ainda foi levantada a questão que por causa da não necessidade de investimentos expansão ou adequação da estrutura para utilizar cabos elétricos para o tráfego de Internet o custo reduzido será revertido em benefício para o consumidor, ou seja, preços menores.

Ainda é cedo, mas se a forma de utilização dessa nova forma de conexão Internet for realmente como o descrito acima parece que finalmente esse área da informática tão precária no Brasil irá ter um salto de velocidade e oferta sem necessariamente ocorrer um salto nos preços.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias