ABIN se intromete nas manifestações

[ad#texto]

Estava demorando, acabamos de falar da utilização da tecnologia para documentar e exibir em tempo real, seja pela imprensa ou pelos manifestantes, está bem longe de ser o único emprego da tecnologia nos constantes manifestos que estão ocorrendo no Brasil.

Foi divulgado que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) está preparando uma operação para monitorar as redes sociais durante os protestos a fim de dimensionar e identificar se os protestos estão sendo estimulados ou recebendo participação de partidos políticos.

A crise começou quando assessores civis da presidente Dilma Roussef teriam levantado a questão de que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não teria alertado sobre a primeira manifestação em São Paulo que desencadeou todos os demais protestos.

ABIN
ABIN

Desde então o GSI estaria utilizando o Mosaico (software de rastreamento on-line que acompanha cerca de 700 temas definidos pelo ministro-chefe do GSI, general José Elito) passou também a monitorar a organização das manifestações que tem sempre ocorrido de forma on-line via redes sociais, notadamente no Facebook.

Realmente, independente dos últimos acontecimentos, o governo federal brasileiro tem se superado dia após dia, principalmente agora que em vez de tentar entender o problema para resolvê-lo está empregando tecnologia de ponta para monitorar e identificar o foco das manifestações para tentar sufocar o movimento.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias