A sua privacidade
[ad#texto]
Hoje existe uma enorme discussão sobre o tema privacidade e como a tecnologia tem que ser utilizada de modo consciente para que nenhum indivíduo tenho o seu direito a privacidade violado, ainda mais na Internet.
Tangendo toda essa discussão a algum tempo atrás veio a tona que a resolução dos atuais scanners utilizados estaria violando o direito a privacidade, e o que é pior, iria favorecer a pedofilia caso o scanner fosse utilizado em crianças.
É o típico caso, onde uma tecnologia necessária, necessária pois é um recurso importante a ser utilizada em aeroportos para melhorar o monitoramento e evitar que pessoas embarquem em voos com substancias ilícitas, armas e até explosivos, e que a tecnologia empregada tem o seu lado ruim, onde dotado de poderosos scanners, funcionários poderiam ter imagens nítidas das pessoas por sobre a roupa.
Depois de muito bate-boca ficou definido que as pessoas poderiam se negar a passar pelo scanner e que nesse caso um funcionário do aeroporto iria realizar a vistoria manual, como antigamente.
Tudo ia bem, até que uma notícia do Gizmodo deu o que falar.
O fato é que funcionários de um aeroporto começaram a zuar um colega de trabalho pois o mesmo foi revistado pelo scanner e os “colegas” viram que o funcionário, era, digamos, menos dotado que os demais. O fato tomo proporções depois que o funcionário não mais aguentando a humilhação da brincadeira agrediu outro funcionário e o caso se tornou público.
Agora imagem o tanto de comentários tendenciosos que os mesmos funcionários não fazem de homens, mulheres e crianças que eles revistam todos os dias utilizando o scanner.
É realmente deplorável que uma tecnologia avançada como a empregada no scanner seja disponibilizada para que “crianças grandes” a utilizem com o intuíto de brincadeira.