A Intel tropeçando nas próprias pernas

[ad#texto]
A longos 8 anos atrás a Intel operava sozinha no segmento de processadores, seja para servidores, seja para desktops, as rivais tinham uma penetração mínima no mercado. Foi nesse meio tempo, em que a Intel sentindo-se dona do mercado, que a AMD surgiu e mostrou ao mundo que o processador Pentium 4 HT não era tão bom quanto a Intel falava e que o Athlon ganhava em preço e performance.

Foram tempos difíceis para a Intel que sofreu um grande golpe no seu volume de vendas e a AMD de empresa desconhecida se tornou a empresa da vez no cenário global.

O tempo passou e com um pouco de sorte a Intel virou o jogo novamente, sorte pois uma bobeira da AMD ao lançar uma plataforma de processadores com problemas de arquitetura deu tempo para que a Intel reformulasse a sua linha Pentium e voltasse a ganhar em performance dos processadores da AMD, porém o preço dos processadores AMD sempre foram e vão continuar sendo inferiores aos preços praticados pela Intel.

Fim de jogo, afinal a Intel mostrou que é sólida o suficiente para aguentar os trancos do mercado e retomou novamente todos os holofotes no complicado mercado de processadores.

Errado!

A Intel não aprendeu, ou está pura e simplesmente menosprezando a rival AMD, e isso vai lhe custar caro, muito caro.

Tudo porque a Intel está em uma briga infinita com a nVidia pelo mercado de chipsets e lançou uma plataforma que une CPU e GPU sob o mesmo dispositivo, isso é ótimo, se não fosse o detalhe que o processador gráfico (GPU) fabricado pela Intel ter uma performance péssima.

Agora a AMD lança a sua plataforma de CPU + GPU com a vantagem de que pelo fato de ser proprietária da ATI, a AMD tem um bom processador e um excelente processador gráfico nas mãos, ou seja, o pacote CPU + GPU oferecido pela AMD é muito superior em performance global (mesmo o processador AMD tendo uma performance ligeiramente menor que o processador Intel) do que o pacote oferecido pela Intel.

Somente esse cenário já seria o suficiente para que a Intel sofresse novamente nas mãos da AMD, mas o destino foi cruel e a Apple, parceira da Intel está testando os processadores e GPU´s da AMD.

É bom a Intel ficar de olho, se não aprendeu da primeira vez, talvez ela não escape da segunda.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias