A relação da Internet com o Windows 8

[ad#texto]

Os mais velhos irão se lembrar de o que vou falar agora, mas no antigo Windows 95 a Microsoft tentou a ideia de desktop conectado, criava links e alguns pseudo serviços para garantir funcionalidade e integração do desktop a Internet, a ideia em si era boa, tentou emplacar novamente no Windows 98, mas de fato não vingou por um simples problema: o mundo ainda não havia evoluído no mesmo ritmo que a Microsoft.

Agora anos mais tarde, a Microsoft reformula o Windows e aplica a mesma formula: integrar, compartilhar dados e tornar o desktop uma extensão da Internet. Isso é a principal semântica imposta pelo Windows 8, tanto o backup como a simples partilha de dados via Internet é tão natural quanto gravar um arquivo em um pen-drive, não é preciso mais dezenas de configurações, liberações de acesso, etc, etc, etc, está tudo simples para o mais leigo usuário utilizar com sucesso.

Serviços mais complexos como cloud computing também estão extremamente simplificados, podem falar o que for, mas a obsessão da Microsoft em simplificar processos para o usuário comum sempre foi uma marca registrada da Microsoft, para o bem ou para o mal.

Maquiando e aproveitando a ideia que foi falha no Windows 95, fica claro que a Microsoft segue a risca a cartilha do empreendedorismo: se a ideia for de fato boa, vale a pena resgata-la do fundo do baú para uma nova releitura (reciclagem total).

Tudo muito lindo, muito charmoso, mas para de fato aproveitar de tudo isso vale dizer que é preciso uma Microsoft Acount (alguém, como eu, se lembrou do Google quando leu isso?), se de fato quiserem aproveitar o que é o Windows 8 em sua extensão é preciso criar uma conta na Microsoft e habilitar o seu uso na hora da definição do usuário, ou seja, o seu usuário (do computador) não poderá mais ser um usuário local.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias