A qualificação técnica dos atendentes de lojas de telefonia

[ad#texto]
Hoje, todos passam raiva quando precisamos tratar algum assunto com alguma empresa de telefonia, principalmente se vamos a uma loja autorizada de alguma Cia de telefonia celular.

Se o assunto é de ordem estritamente comercial as normas e regras que geralmente infringem o CDC (Código de Defesa do Consumir) tira qualquer um do sério e quando o assunto é mais da área técnica nos assustamos com a falta de conhecimento técnico sobre o produto dos vendedores a atendentes, e quando falo em conhecimento técnico não digo que a pessoa deverá saber minúcias sobre algum SDK ou sobre a programação do Firmware do celular, são apenas dúvidas simples sobre configurações de conexão e parâmetros de acesso que eles deveriam por excelência saber.

Um exemplo prático:

Como estou em Blumenau, acabei por questões financeiras a trocar minha linha da Oi pela Tim. Tudo certo, acertei os detalhes de valores e da portabilidade do número, mas me assustei quando fiz uma pergunta simples:

O que terei que fazer para acessar o Facebook sem custo pelo meu Tim?

Para quem não sabe, uma parceria firmada com a Tim permite que o usuário da rede da Tim acesse sem custo de transmissão de dados o Facebook.

O atendente falou que eu precisaria ter um plano de dados atrelado ao meu plano padrão de minutos, eu disse que já havia sido divulgado, inclusive pela própria Tim que a parceria permitiria o acesso sem custo algum.

Nem preciso falar o que aconteceu, o atendente (vendedor) chamou o gerente que estava trabalhando naquela hora, que disse que eu estava enganado quanto à informação (confesso que se estivesse com o meu notebook naquela hora eu teria acessado a Internet para mostrar que a veracidade da informação), eu expliquei calmamente que trabalho na área de TI há 10 anos e que, além disso, mantenho um blog sobre tecnologia (também recomendei que eles lessem mais sobre tecnologia que iria auxiliar o trabalho deles) e que a informação era verdadeira e correta.

No fim eu acabei saindo da loja da Tim, chegando em casa acessei a Internet e constatei que realmente o procedimento para este acesso é muito trabalhoso para o atendente saber, afinal eu só preciso acessar do meu Tim a URL 0.facebook.com.

Realmente é um conhecimento técnico profundo.

Espero realmente que alguém da Tim leia isso e tome providencias, não quero que mandem o profissional embora, afinal eu não fui a uma revenda qualquer, era uma loja da própria Tim, apenas que deem o treinamento adequado para a sua equipe profissional.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias