Briga entre operadoras de telefonia

[ad#texto]
Há alguns anos atrás, aqui no Brasil, para que o monopólio telefônico fosse quebrado o governo federal instituiu uma modificação na forma de discagem DDD (longa distância).

A alteração era que ao fazer uma ligação DDD seria obrigado a informar antes do código de área o código que identificava qual operadora iria ser utilizada para aquela ligação, ou seja, o mercado foi aberto para a livre concorrência.

Muita gente reclamou e ainda reclama, porém no médio prazo a qualidade dos serviços melhorou muito e o preço caiu.

Porém, ocorre uma rixa entre operadoras e com isso o consumidor fica confuso e quando precisa utilizar o telefone para efetuar um DDD pode ficar na mão. Um caso desses aconteceu comigo.

Eu estava utilizando um celular com um chip da Oi e precisava realizar uma ligação DDD, por inércia eu tentei utilizar o código de operadora 41, que corresponde ao serviço prestado pela Tim.

Não sei se a falha foi da Oi por não querer um “cliente” seu utilizando um serviço da Tim, já que a Oi também tem a sua operadora para ligações DDD ou se foi da Tim por não querer um serviço seu sendo realizado a partir de um terminal celular de uma operadora concorrente sua, a Oi.

Como independente do terminal celular utilizado o lucro do serviço seria da Tim, creio que a culpada foi a Oi, a não ser que a Tim seja demasiadamente retrograda.

Mas voltando ao cerne da questão, o fato foi que a mensagem que o celular me passou não disse, nem de longe, que era apenas eu utilizar a operadora da Oi que eu conseguiria efetuar a ligação, fui simplesmente informado da seguinte forma:

“O terminal encontra-se indisponível”.

Pela mensagem eu não sabia se o terminal era o meu ou da pessoa que eu estava ligando, muito menos que era conflito de operadoras.

Foi aí que me deu um tique e foi só trocar a operadora do DDD que tudo funcionou bem.

Não sei sobre a legitimidade desse procedimento perante a lei, mas mesmo que isso seja permitido, as operadoras poderiam utilizar do bom senso e informar corretamente o consumidor, que basta ele trocar a operadora de DDD que ele conseguirá efetuar a sua ligação.

Os cliente agradecem.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias