Briga entre operadoras de telefonia
[ad#texto]
Há alguns anos atrás, aqui no Brasil, para que o monopólio telefônico fosse quebrado o governo federal instituiu uma modificação na forma de discagem DDD (longa distância).
A alteração era que ao fazer uma ligação DDD seria obrigado a informar antes do código de área o código que identificava qual operadora iria ser utilizada para aquela ligação, ou seja, o mercado foi aberto para a livre concorrência.
Muita gente reclamou e ainda reclama, porém no médio prazo a qualidade dos serviços melhorou muito e o preço caiu.
Porém, ocorre uma rixa entre operadoras e com isso o consumidor fica confuso e quando precisa utilizar o telefone para efetuar um DDD pode ficar na mão. Um caso desses aconteceu comigo.
Eu estava utilizando um celular com um chip da Oi e precisava realizar uma ligação DDD, por inércia eu tentei utilizar o código de operadora 41, que corresponde ao serviço prestado pela Tim.
Não sei se a falha foi da Oi por não querer um “cliente” seu utilizando um serviço da Tim, já que a Oi também tem a sua operadora para ligações DDD ou se foi da Tim por não querer um serviço seu sendo realizado a partir de um terminal celular de uma operadora concorrente sua, a Oi.
Como independente do terminal celular utilizado o lucro do serviço seria da Tim, creio que a culpada foi a Oi, a não ser que a Tim seja demasiadamente retrograda.
Mas voltando ao cerne da questão, o fato foi que a mensagem que o celular me passou não disse, nem de longe, que era apenas eu utilizar a operadora da Oi que eu conseguiria efetuar a ligação, fui simplesmente informado da seguinte forma:
“O terminal encontra-se indisponível”.
Pela mensagem eu não sabia se o terminal era o meu ou da pessoa que eu estava ligando, muito menos que era conflito de operadoras.
Foi aí que me deu um tique e foi só trocar a operadora do DDD que tudo funcionou bem.
Não sei sobre a legitimidade desse procedimento perante a lei, mas mesmo que isso seja permitido, as operadoras poderiam utilizar do bom senso e informar corretamente o consumidor, que basta ele trocar a operadora de DDD que ele conseguirá efetuar a sua ligação.
Os cliente agradecem.