A fragilidade da Internet

[ad#texto]
Em tempos de conexão total esquecemos que por se tratar de uma rede é preciso criar caminhos alternativos para nossas conexões, senão, utilizando um caminho único corremos o risco de ficarmos isolados do resto do mundo.

E um incidente causado por uma velha senhora mostrou que a Internet é mais frágil do que pensamos.

Uma senhora de 75 anos da Geórgia (antiga URSS) que não teve o nome divulgado saiu em seu vilarejo a procura de cabos enterrados para roubar o cobre e depois revender.

Ela então encontrou um cabo e cortou-o pensando em retirar o cobre, porém foi aí que constatou que tinha cortado um cabo de fibra óptica e que esse tipo de cabo não possui cobre em seu interior e para ajudar era a fibra óptica que que ligava a Armênia a Geórgia.

Qual a consequência?

Cerca de 90% de todos os usuários de Internet na Armênia ficaram sem conexão com a Internet por 12 horas e também uma boa parte da população da Geórgia também ficou de fora da Internet por algumas horas.

Tirando a falha da velhinha em roubar cobre vocês notaram o tamanho da fragilidade que a Armênia tem em relação a conexão de Internet?

Basta qualquer um ir lá, desenterrar um cabo de fibra óptica (que nem estava tão profundo) e cortar. Pronto, temos um país todo de fora da Internet por horas.

Nenhum link de redundância ou alguma estratégia similar para restaurar a conexão com a Internet de forma eficiente. Levando em conta que boa parte do sistema de defesa moderno é baseado em conexões, imagine o que um país desse sofreria em caso de uma guerra.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias