Realmente a Apple virá ao Brasil

[ad#texto]
Esses últimos dias a Internet e a imprensa especializada em tecnologia vem noticiando que rumores indicavam que a Apple iria abrir uma fábrica no Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo.

O fato é que a Apple não produz nada, em nenhum lugar do mundo, ela simplesmente desenvolve seus projetos e depois licencia a produção, que geralmente fica a cargo de alguma empresa chinesa, aliás essa é uma tática utilizada pelo grande maioria das empresas de tecnologia.

O fato é que a Investe São Paulo (órgão do governo do estado para controlar novos investimentos) está negociando, desde o primeiro semestre de 2010, com a Foxconn, empresa que produz diversos gadgets da Apple pelo mundo afora, a abertura de uma nova fábrica, em local ainda não especifica no interior do estado de São Paulo e que inclusive já existe uma carta de interesse assinada pela Foxconn.

Somando esse comunicado oficial ao fato de que a Apple estuda meios de bloquear a hegemonia da Positivo tem em fornecer hardware ao governo federal, ou seja, a Apple quer participar de forma ativa na intenção do governo federal de adquirir lotes de tablets para fins diversos.

Hoje a Positivo é a principal fornecedora de hardware para as licitações e projetos do governo federal e tem o projeto em execução de um tablet que será apresentado ao governo federal até o meio do ano para futuras aquisições, é neste processo que a Apple também quer participar.

A ideia de trazer uma sucursal da Apple para o Brasil é muito benéfica para o desenvolvimento da tecnologia interna, pois a Positivo que é 100% nacional se veria obrigada a inovar cada vez mais para concorrer com os produtos da Apple que também seriam oriundos do Brasil e também teriam os mesmos incentivos fiscais para produtos de tecnologia que as empresas nacionais possuem. Só espero que o Brasil não se vislumbre demais com a ideia da Apple atuando aqui e não incentive fiscalmente demais a empresa em detrimento de outras empresas nacionais, como por exemplo a Positivo. Em suma, concorrência é ótimo, mas protecionismo para qualquer um dos lados será desastroso no médio e longo prazo.

Um ponto interessante é que existe uma medida provisória tramitando nos confins do poder legislativo federal que irá aplicar os mesmos incentivos fiscais de notebooks e desktops também para os tablets.

A nível de compara, um iPad que hoje sai em torno de R$ 1.700,00 poderia ser adquirido (com o incentivo fiscal e a Foxconn produzindo o iPad no Brasil) em torno de R$ 900,00, realmente um grande desconto, resta saber se tudo irá mesmo se consolidar para os rumores indicam.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias