Yahoo sabia do vazamento de senhas desde 2014

Sabe o recente vazamento de senhas do Yahoo? Não era novidade para o alto escalão, pois o Yahoo sabia do vazamento de senhas desde 2014.

[ad#texto]

Yahoo sabia do vazamento de senhas desde 2014
Yahoo sabia do vazamento de senhas desde 2014

Recentemente ocorreu um escândalo de falha de segurança no Yahoo, pois cerca de 500 milhões de perfis de usuários tiveram a segurança comprometida, mas para o time do alto escalão isso não era nem um pouco de novidade, pois o Yahoo sabia do vazamento de senhas desde 2014.

Sim, são dois anos de conhecimento desta grave falha de segurança e absolutamente nada foi feito.

Informações de 500 milhões de usuários ficaram expostos por pura desleixo.

Yahoo sabia do vazamento de senhas desde 2014: o que ocorreu

No dia 09 de novembro o Yahoo finalmente admitiu que já sabia desde 2014 que dados de usuários estavam expostos, mas não deixou claro se alguma medida foi tomada na época.

Mas tudo indica que nada foi feito.

A princípio dados mais sensíveis (como dados financeiros) não foram comprometidos.

Porém agora fica difícil acreditar, pois em dois anos muita coisa pode ocorrer.

Mesmo dados financeiros tendo ficado em segurança, nome, endereços, e-mail e até mesmo respostas de perguntas de segurança foram comprometidos.

De acordo com o Yahoo é provável que o ataque tenha sido executado por alguma empresa estatal, mas não identifica claramente o país ou origem desta empresa.

Mas a coisa piora muito.

Veja só, o hacker que consegui acessar os servidores da empresa ainda criou cookies específicos para acessar contas de determinados usuários sem a necessidade de senha ou brute force.

Yahoo sabia do vazamento de senhas desde 2014: e agora?

Como o Yahoo foi recentemente vendido por 4,8 bilhões e no momento da transação não se sabia desda gigantesca falha de segurança é provável que o valor da venda seja renegociado.

E se o valor já foi baixo na ocasião imagine como vai ficar agora.

E pensar que o Yahoo já rejeitou uma proposta de 40 bilhões da Microsoft.

Azar do Yahoo e sorte da Microsoft que ficou longe disso tudo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.