Windows 11 com bugs: falamos de dois bugs que tem atrapalhado muito

Como era de se esperar o Windows 11 com bugs está irritando e atrapalhando o usuário, vamos mostrar como resolver esses problemas.

Windows 11 com bugs: falamos de dois bugs que tem atrapalhado muito
Windows 11 com bugs: falamos de dois bugs que tem atrapalhado muito

Muitos usuários tem se irritado com o Windows 11 com bugs, mas vamos mostrar que podemos resolve-los até uma solução definitiva da Microsoft.

Vale lembrar que a Microsoft já possui um histórico de atualizações com diversos erros no Windows 10 e é “normal” esperarmos encontrar esses problemas no Windows 11.

Lembrando que um dos bugs que iremos relatar aqui pode causar lentidão extrema em seu equipamento além da possível diminuição da vida útil do seu SSD.

Windows 11 com bugs: falamos de dois bugs que tem atrapalhado muito e como corrigi-los

Vamos tratar basicamente de dois bugs, um corriqueiro – mas que irrita – e outro severo que pode até impedir a utilização do próprio Windows.

Ambos temos situações paliativas de resolução enquanto a Microsoft não libera uma atualização com a correção.

Ferramenta de recorte

Este erro impede que o usuário abra a Ferramenta de recorte, sempre que tentar abri-la será exibida a mensagem “Não é possível abrir este aplicativo”.

E para piorar, esta mesma mensagem parece ocorrer na tentativa de abrir outros aplicativos nativos do Windows 11.

Esta falha já foi confirmada pela Microsoft que já se comprometeu a publicar uma correção em breve, mas por ser uma ferramenta útil não podemos esperar e vamos mostrar uma forma de corrigir.

A correção

Tudo parece estar relacionado a data de expiração de um certificado, então vamos mostrar uma forma de corrigir o problema:

  • Acesse as configurações de data e hora do Windows
  • Desative o ajuste automático de data e hora
  • Altere a data manualmente para 30 de outubro de 2021
  • Reinicie o computador
  • Abra o Snipping Tool (Ferramenta de Recorte) e clique no botão Novo
  • Se o programa não apresentar mais o erro é só reativar o ajuste automático de data e hora e seguir usando a ferramenta

Uso em disco em 100%

Alguns usuários do Windows 11 tem relatado lentidão excessiva no sistema, até mesmo para executar tarefas simples, e todos com este problema notaram que a utilização do disco fica em 100%.

Realmente algum processo fica executando em background no Windows 11, somente para alguns usuários, e isso eleva a utilização do disco para 100%.

Este processo fica indefinidamente em execução, o que acarreta lentidão geral no ambiente.

E temos um detalhe assustador: para quem tem disco SSD, que tem um limite de leitura e gravação é preocupante um processo ficar ocupando o disco em 100% por longos períodos.

Isso pode diminuir significativamente a vida útil do SSD.

A correção

Para usuários do Windows a mais tempo, este mesmo problema incomodou no Windows 8 e no Windows 10.

Naquela época encontramos e publicamos aqui a solução e novamente, o mesmo procedimento informado no nosso post vai funcionar para resolver o problema também no Windows 11.

Enquanto a solução oficial da Microsoft não vem vamos corrigindo os bugs um a um.

matrix