Você realmente conhece a tecnologia que compra?

[ad#texto]

Infelizmente a grande maioria dos consumidores se deixa seduzir no momento da compra pela sopa de letras que compões as siglas das novas tecnologias e paga mais por uma tecnologia que nunca irá de fato utilizar e o pior é que em vários casos ainda leva para casa um produto inferior.

Um exemplo típico é o caso dos anúncios de TV´s e monitores de LCD e LED. Você sabe de fato as diferenças? Não estou perguntando as diferenças técnicas, mas sim as diferenças no momento do uso, aquelas que de fato fazem a diferença depois que você compra o produto.

Para começar essa definição é um pouco injusta, afinal você chega na loja e o vendedor já indaga, você quer LCD ou LED, no fundo ambos são todos LCD, a diferença que o conhecido pelo LCD é uma tecnologia lançada antes da LED e indica que a tela é retroiluminada por fluorescente já no caso do LED indica que a tela (também de LCD) é retroiluminada por diodos coloridos (daí o nome LED).

A princípio o contraste é melhor do LED (diferença entre o preto e o branco) e por isso as imagens exibidas em um LCD de LED seriam mais nítidas e brilhantes, mas não é bem assim.

Devemos considerar alguns detalhes:

  • LED iluminado por branco: são os casos das telas de LCD que apesar de serem LED os LED´s que iluminam são na verdade todos da cor branca, isso causa má qualidade de imagem e torna a tela pior que uma tela de LCD convencional;
  • Qualidade da tela: isso importa muito, um LCD de boa qualidade irá exibir uma qualidade de imagem muito melhor que uma tela LCD LED de baixa qualidade, por outro lado se ambas as telas forem de boa qualidade o LED leva de fato vantagem;
  • Contraste dinâmico: tem a única razão de existir confundir o usuário, neste caso não é a capacidade real de contraste da tela, mas sim um emulação via software que simula uma situação de contraste completamente absurda, coisas como 30.000.000:1 são comuns, mas de fato aquela tela nunca irá conseguir chegar nem perto disso. É comumente utilizada em telas de baixa qualidade para mascarar a qualidade do produto para o usuário final, marcas como LG, Samsung e Buster são peritas nisso.

Além de ser LCD ou LED, de contraste dinâmico ou não, é preciso analisar a frequência da tela, hoje 120 Mhz é o mínimo aceitável (ainda vejo muita tela LED de 60 Mhz sendo vendida como a última bolacha do pacote) e também o tempo de resposta, 2 milissegundos é o mínimo aceitável, procure disso para menor (veja TV´s da LG de monte com tempo de resposta de 5 ms). Tanto o tempo de resposta como a frequência irão fazer com que a imagem na sua TV ou monitor seja mais fluída, limpa e sem engasgos, você irá notas a diferença principalmente em filmes de ação e jogos.

Quer um exemplo disso tudo? Pegue uma TV da Panasonic da linha Viera de LCD convencional e compare a sua qualidade de imagem com qualquer TV/Monitor LG de LCD LED, verá que mesmo a top de linha da LG com LED terá uma qualidade de imagem igual ou inferior a TV Panasonic de LCD convencional, as TV´s de entrada (as mais baratas nem digo nada).

Antes de comprar pesquise, veja o quanto pode pagar e veja as opções do mercado, e não se iluda pela “tecnologia mais nova” nem sempre você levará um produto melhor de fato.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias