Twitter e Facebook, o caso da hashtag
[ad#texto]
O Twitter merece ser tratado como um caso à parte ao estudar uma rede social, ela é limitada, não é a rede social mais influente no momento e mesmo assim consegue criar hábitos e forçar que outras redes sociais assimilem estes hábitos.
Veja o caso das hashtags, foram popularizadas entre os usuários assíduos do Twitter e com o tempo foi “contaminando” mesmo os que não utilizam o Twitter. Como?
Com os usuários do Twitter replicando o uso de hashtags em outras redes sociais, em emais e até mesmo em algumas publicações impressas o seu uso acabou por virar um hábito da vida moderna e assim o Facebook foi infestado de comentários, citações e postagens que utilizavam as hashtags, mesmo sem ter nenhuma utilidade prática.
A “pressão” dos usuários pela hashtag foi tanta que o Facebook anunciou que irá oferecer suporte ao uso de hashtags.
Embora tardio o suporte as hashtags pelo Facebook tem um apelo comercial, afinal, já que os últimos esforços por parte do Facebook tem se concentrado em otimizar o seu veículo de propagandas e de fornecer ferramentas para que anunciantes veiculem seus anúncios de forma satisfatório, as hashtags vão de encontro a isso sendo mais uma ferramenta.