Smartphones mais baratos, só que não

[ad#texto]

Mais uma vez o ministro Paulo Bernardo diz que o preço dos smartphones irão baixar, desta vez a data é até a Páscoa (se bem que ele não afirma de qual ano).

Toda essa história começou em 2009, fazendo com que os smartphones também integrassem o rol de dispositivos de tecnologia na chamada Lei do Bem, que garante redução de impostos desde que os produtos sejam montados aqui.

Conversa vai e conversa vem a promessa agora é que o decreto seja assinado pela presidente (só falta isso) antes da Páscoa.

Se bem que analisando o caso, a lei isenta os smartphones de impostos mas não obriga os fabricantes a venderem mais barato, se lembram da história do iPhone fabricado no Brasil?

A Foxconn conseguiu muito em isenção de impostos e começou a fabricar os smartphones aqui no Brasil, e o preço continuou o mesmo, aliás em diversos casos ele até subiu e quando o governo foi questionado alegou que a isenção de diversos impostos foi concedida, mas como éramos uma economia de mercado o governo não poderia tabelar preços.

A questão não é tabelar preços, mas pelo que vi a Foxconn em conjunto com a Apple agiu completamente de má fé, o governo apenas iria cobrar a contrapartida que era a redução de preços.

Acredito que a tal Lei do Bem só irá surtir efeitos nos smartphones no longo prazo.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.