Sequestro de chave PIX: nova modalidade de golpe na praça
Parece que o início deste ano a vítima da vez é o PIX, agora surge o sequestro de chave PIX, novo tipo de golpe que tem feito muitas vítimas.
Mais uma notícia relacionada a golpes utilizando o PIX, a bola da vez é o sequestro de chave PIX, que tem feito muitas vítimas.
Embora não seja uma falha de segurança propriamente dita, golpistas estão utilizando um misto de vazamento de dados e engenharia social.
Após sequestrar suas chaves PIX legítimas fica muito mais fácil obter sucesso ao pedir dinheiro para seus amigos e parentes.
Sequestro de chave PIX: nova modalidade de golpe na praça
Como sempre surge mais um tipo de golpe utilizando o PIX como plano de fundo para golpistas terem sucesso e induzir suas vítimas a transferirem dinheiro.
Desta vez um misto de vazamento de dados com engenharia social tem trazido problemas para quem está utilizando o sistema do PIX e também para quem não está.
Como funciona o golpe?
A mecânica do golpe é bem simples e não exige nenhum tipo de conhecimento técnico aprofundado para lograr exito.
O primeiro passo é a compra de dados vazados de usuários do sistema PIX, lembrem que somente ontem divulgamos o vazamento de mais de 120 mil contas que possuem cadastro de PIX.
De posso desses dados o golpista irá abrir diversas contas em fintechs e bancos online, quantos ele puder.
Mas se a sua chave já está cadastrada para a sua chave PIX em outro banco como o golpista consegue se apropriar dela?
É simples, ele solicita a transferência da sua chave PIX para a conta bancária que ele abriu em seu nome.
Com isso é iniciado um processo de mudança bancária da chave PIX e o golpista irá entrar em contato com você.
Provavelmente irá avisar de algum problema técnico e que você precisa informar o código de segurança para que ele valide sua chave.
Se você passar o código de segurança estará autorizando ele a migrar a sua chave PIX da sua conta para a conta dele.
Feito isso e já tendo posse dos seus dados e com a sua chave PIX original em mãos ficará muito mais fácil enganar seus amigos e parentes, para que eles transfiram dinheiro para ele pensando ser para você.
Existe uma variação deste golpe, onde mesmo não possuindo chave PIX o golpista simplesmente cadastra chaves em seu nome com seus dados.
Como se precaver?
Para evitar que a sua chave PIX seja sequestrada nunca informe o código de segurança para nenhum tipo de atendente bancário, principalmente se o atendente entrar em contato com você.
Para você verificar todas as chaves PIX abertas em seu CPF, acesse o serviço chamado Registrato.
Esse serviço é de uso livre para pessoas físicas e jurídicas e é fornecido pelo Governo Federal para controle de chaves PIX.
Para acessar o Registrato basta possuir uma conta no Gov.BR que é gratuita e conferir se algo de anormal está ocorrendo com seus dados.
E se encontrar alguma chave PIX a instituição que permitiu tal cadastro pode ser processada e obrigada a te indenizar.