Dados vazados do PIX: veja se seus dados foram expostos

Dados vazados do PIX: veja se seus dados foram expostos

Após duas falhas de segurança, dados vazados do PIX circulam livremente pela internet e podem trazer riscos de golpes para os envolvidos.

Dados vazados do PIX: veja se seus dados foram expostos
Dados vazados do PIX: veja se seus dados foram expostos

Duas empresas tiveram falhas de segurança e deixaram expostos dados de seus clientes, com isso mais de 100 mil contas com dados vazados do PIX estão circulando na internet.

Foram dois vazamentos distintos em empresas diferentes de ocorreram praticamente de forma simultanea.

Com dados expostos é esperado que aumentam os golpes baseados em engenharia social, aqueles onde o golpista tenta se passar por outra pessoa para obter dinheiro por PIX.

Dados vazados do PIX: veja se seus dados foram expostos

Embora senhas e dados de acesso a contas não tenham sido vazados, outros dados como CPF com máscara, instituição de relacionamento, nomes de usuário, agência e número de conta ficaram expostos.

Esse caso ocorreu com duas instituições financeiras distintas quase que simultaneamente.

Caso da SumUp

Entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024 dados de cerca de 87 mil contas de clientes ficaram expostos.

O vazamento foi identificado pelo próprio Banco Central que entrou em contato com a instituição financeira para que o problema fosse resolvido.

Os clientes afetados serão notificados pela própria SumUp para que as devidas providências sejam tomadas.

O Banco Central informou que segue investigando o caso e alerta que a legislação prevê multa, suspensão ou até mesmo exclusão do sistema do Pix.

Quem é a SumUp?

É uma instituiç!ao financeira de origem alemã e fundada em 2012 e tem atuação no mercado de maquininhas de cartão de crédito e débito, além de produtos bancários e de crédito.

A empresa alerta que os dados do PIX que foram expostos não permitem movimentação bancárias, porém podem ser utilizadas em golpes.

Caso da Fidúcia

Este é mais um caso de vazamento de dados do PIX que foi descoberto pelo Banco Central que entrou em contato com a instituição bancária.

Desta vez foram vazados dados de pouco mais de 46 mil contas de clientes.

Neste caso até mesmo o saldo e extrato bancário ficaram expostos, o que pode complicar bastante o cenário em caso de tentativas de golpes.

Assim como no caso da SumUp, as autoridades seguem investigando essa exposição de dados para apurar as responsabilidades.

Conforme prevê a legislação a empresa pode ser penalizada pela exposição de dados, tudo irá depender da apuração da responsabilidade.

Quem é a Fidúcia?

É instituição financeira de crédito para MEI e pequenas empresas, ou seja, não é voltada para o consumidor final.

Por ser uma instituição bancária de nicho o escopo do vazamento foi menor, porém esse tipo de situação vem ocorrendo cada vez com mais frequência.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.