Segredos do INSTR no Oracle PL/SQL

Precisa buscar um fragmento de texto dentro de um texto mais longo? Veja os segredos do INSTR no Oracle PL/SQL e aprenda a manipular buscas em strings.

[ad#texto]

Segredos do INSTR no Oracle PL/SQL
Segredos do INSTR no Oracle PL/SQL

O comando INSTR tem a função de localizar um fragmento de string em outra string, inclusive em uma string de grande tamanho, deste modo ela trabalha de forma similar ao comando SUBSTR, podendo ainda ser utilizada tanto no SQL quanto no PL/SQL. Veja aqui todos os segredos do INSTR no Oracle PL/SQL.

É bem simples e prática de ser utilizada, abaixo vamos demostra exemplos de uso dela.

Se tiver dúvidas é só deixar um comentário lá embaixo.

Segredos do INSTR no Oracle PL/SQL: as dicas

O comando INSTR no Oracle PL/SQL retorna a posição da substring pesquisada dentro de uma string principal, veja um exemplo:

SELECT INSTR('asa da asa por asa', 'as') FROM dual

O resultado desta pesquisa deverá ser um, pois irá apresentar o ponto da primeira ocorrência da substring sempre com a busca partindo da esquerda para a direita, porém é possível indicar qual é ocorrência que será pesquisada, veja um exemplo:

SELECT INSTR('asa da asa por asa', 'as', 2) FROM dual

O resultado deverá ser 8, pois a instrução acima retornou a segunda ocorrência da substring pesquisada.

O que pouca gente sabe é que é possível alterar a ordem da busca do INSTR, podendo instrui-la para que comece da direita para a esquerda. Para isso basta adicionar -1 como constante da busca, veja um exemplo:

SELECT INSTR('asa da asa por asa', 'as', -1) FROM dual

O resultado deverá ser 16, pois neste caso a pesquisa se iniciou da direita para a esquerda.

Se precisar ainda pode consultar a documentação da própria Oracle.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.