RIP Zune
[ad#texto]
Uma coisa devemos admitir, o trabalho que a Apple realizou no segmento de players móveis, leia-se iPod, foi espetacular, não somente imaculou o segmento para o seu iPod como o blindou de possíveis futuras ameaças.
Hoje o segmento é dividido entre o iPod e o resto, e neste resto estão os players Xing-ling de baixíssima qualidade, funcionalidade e preço e alguns fabricantes sérios como Philips e Sony que apresentam players sem nenhuma inovação a um preço acessível, onde tem ciência de não competir com o iPod da Apple e também não serem tão marginalizados como os Xing-ling, mas mesmo assim são totalmente sem expressão nenhuma em termos de volume de vendas.
A única de ousou a desafiar a Apple foi a Microsoft que criou o Zune, um player inovador e estilizado, assim como o iPod, com suporte a um bom ecossistema baseado em uma loja virtual, a Zune Marketplace, e apesar de ousada a única coisa que a Microsoft conseguiu com o Zune foi amargar uma grande derrota comercial.
Isso mesmo, o Zune HD, último modelo lançado pela Microsoft foi descontinua depois de idas e vindas.
Ontem durante o dia, a notícia correu solta quando um blog de tecnologia percebeu que o Zune HD tinha sido removido completamente do site da Microsoft e seus correlatos, ficando somente a Zune Marketplace no ar, logo em seguida um comunicado da Microsoft esclareceu que aquilo era somente um erro e que o Zune HD continuava vivo.
Tudo resolvido? Creio que não!
Hoje, dia 04/10/2011 precisamente as 07:45 hrs no horário de Brasília, a Microsoft emitiu um comunicado oficial admitindo que o Zune HD havia sido descontinuado.
Por hora a Zune Marketplace continuará ativa, pois tanto o Windows como o Windows Phone tem a habilidade de consumir os produtos da Zune Marketplace, mas se essa situação continuará só o tempo dirá.
Para quem é fã do Zune e está desconsolado, aí vai um alento, o visual “em telhas” do Windows Phone foi baseado na interface do Zune HD, então pelo menos parte do Zune irá sobreviver por um bom tempo em nossos smartphones.
Fonte: Tecnoblog