Recuperando o Grub.


A grande maioria de usuários Linux de ambiente mais amigáveis (tipo Ubuntu, Linux Mint e outros) utilizam o recurso de dual boot (utilizar instalações do Windows e Linux no mesmo computador). Para obter um bom gerenciamento desse dual boot o ideial é primeiro instalar o Windows e depois a sua distribuição Linux, dessa forma o Grub (gerenciador de boot) é instalado e permite o dual boot de forma rápida e fácil.

O grande problema disso tudo é que o ambiente Windows é muito suscetível a erros e ataques de malware e constantemente usuários de dual boot precisam reinstalar o Windows e dessa forma perde-se o Grub e não mais consegue entrar no Linux. Mas não é necessário reinstalar tudo novamente na plataforma Linux. Como tudo no mundo Linux tem uma solução (as vezes não é fácil, mas existe a solução) pode-se recuperar o Grub sem ter que instalar todo o Linux novamente, para fazer isso é muito fácil.

Para recuperar o seu Grub basta dar o boot pelo CD de instalação da sua distribuição (geralmente distribuições Linux permitem utilizar o sistema direto pelo CD, sem instalação, nesse caso com o sistema sendo executado pelo CD basta abrir o terminal e proceder com os seguintes comandos:

sudo su
mkdir root
mount -t ext3 -o rw /dev/sda3 /
mount -t ext3 -o rw /dev/sda3 /home/ubuntu/root
cp -R /home/ubuntu/root/boot/grub /boot
/home/ubuntu/root/sbin/grub-install /dev/sda

Lógico que será preciso alterar alguns detalhes como os pontos de montagem do seu sistema e discos, mas é bem simples restaurar seu Grub.

Tags:,
             
matrix
matrix

Busca

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 319 outros assinantes