R.I.P. Winamp

[ad#texto]

Para quem é das antigas da era da informática hoje é um dia de luto, pois foi publicado que o Winamp será descontinuado a partir de dezembro deste ano.

Este é o Winamp
Este é o Winamp

Em uma era onde a internet era rara e de difícil acesso o player Winamp fez muito sucesso e até mesmo ajudou a popularizar o MP3, quando foi lançado em 1.997.

Os problemas começaram a rondar o player quando em 1.999 foi comprado pela AOL, que o entupiu de propagandas invasivas e toda a sua flexibilidade e leveza deixou de existir, mas mesmo assim ele continuou como nome forte no mercado.

E só piorou em 2.004 quando os criadores do Winamp deixaram a empresa, daí para cada foi somente uma queda livre.

Só a título de comparação, em 2.007 eram cerca de 90 milhões de usuários ativos e em 2.011 nem chegavam a 30 milhões, então o negócio se tornou inviável e a AOL decidiu por descontinua-lo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.