Quem quer tomar SOPA ou empinar PIPA

[ad#texto]

Parece que os projetos de lei SOPA e PIPA que transitam no congresso norte-americano vão dar o que falar, afinal por trás do disfarce de “proteger os direitos autorais” irão implementar censura prévia e banimento de qualquer site ou serviço na Internet com base em alegações mínimas.

Mas espere aí, censura prévia e interversão direta em empresas privadas não são atitudes ditatoriais tão combatidas (literalmente) pelos EUA?

Sim, e agora querem fazer igual.

Por isso grandes empresas e sites da Internet norte-americana optaram por protestar no dia 18, foram desde doodles (Google) exclusivos repudiando a SOPA e PIPA até blackout total com a versão em inglês da Wikipédia.

Por hora o projeto de lei SOPA foi arquivado e tem chance mínima de ser aprovado já o projeto de lei PIPA (que dizem ser uma versão reduzida do SOPA porém igualmente maléfico para a Internet) ainda está em discussão e tem chances de ser aprovado.

Em termos práticos caso os projetos sejam aprovados irão servir para uma provável implementação de controle prévio sobre a publicação e o tráfico de informação na Internet, também conhecida como censura além de dar apoio jurídico e arbitrário para sites, pessoas, empresas e serviços da Internet sejam fechados sem motivos explícitos, além de servir de modelo para que outros países implementem leis semelhantes.

Em um cenário mais pessimista podemos considerar que no médio prazo o mundo poderá se tornar um grande Irã se tratando de Internet, alienação total.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias